Deus, e o fator, local

“Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes, por isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso, e por certo veremos, se não somos mais fortes do que eles!” I Rs 20; 23

A prática de adorar deuses de certos aspectos geográficos ou naturais era comum. Os gregos tinham deuses da fertilidade, dos cereais, das águas, da sabedoria, beleza, etc. Mais ou menos como “Padroeiros” do catolicismo onde cada um “protege” determinado lugar. Como a batalha perdida fora na região montanhosa, os siros concluíram que o Deus dos adversários era Senhor dos montes, razão pela qual deveriam pelejar no vale.

A ideia do Deus Único, Todo Poderoso era desconhecida da maioria. Então, pensavam que o poder espiritual seria fracionado entre seres divinos segundo a área de influência de cada um.

Se nas grandes religiões monoteístas, como a cristã, é vetado o concurso de outro deus, se pode agregar muitos mediadores menores como faz o Vaticano, ou, restringir a ação de Deus a determinado aspecto, se não geográfico ou natural, de nossas vidas. No trabalho, nos negócios, no lazer sou eu; em Deus penso quando for à igreja.

Será que a Bíblia embasa essa postura que as coisas naturais, sociais, eu cuido do meu jeito, e com o tempo que sobrar me dedico às espirituais? Primeiro: seria errônea eventual concepção que supusesse as coisas naturais maiores que as espirituais. Em Isaías temos: “Porque os egípcios são homens, não Deus; os seus cavalos, carne, não espírito; quando o Senhor estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.” Cap 31; 3 Entre outras coisas o texto advoga a superioridade do Espírito sobre a carne, de modo que, isso entendido deveria fazer prioritário em nossas vidas o zelo espiritual.

Depois, Deus não é habitante de templos de pedras, ainda que os use como locais para ensino e comunhão. Não há onde se possa evadir a Sua Onipresença. “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” Sal 139 7 a 10

Mas, Sua ciência excelsa é apenas parte de Seus atributos; Onipotência é outra. Assim, não existe âmbito da vida que O possa excluir, antes, em tudo podemos contar com a Bendita Presença.

Vemos Ele na ecologia; “Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra…” Lev 25; 3 e 4 “Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha.” Deut 22; 9 No cuidado com animais; “Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.” Deut 22; 10 Com a higiene; “E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste.” Deut 23 ; 13 Todos os rituais de purificação pós parto e em casos de manuseio de cadáveres tinham como alvo a saúde num contexto onde micróbios eras desconhecidos, o contágio era prevenido considerando imundo o toque.

Mais, Deus cuidava das relações sociais; “E quando venderdes alguma coisa ao vosso próximo, ou a comprardes da mão do vosso próximo, ninguém engane a seu irmão;” v 14 As provisões naturais; “Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;” Lev 26; 4 Isso tudo, claro, demandava obediência aos preceitos Divinos.

Na verdade, toda atuação no campo material já aconteceu de certo modo, no espiritual; uma decisão foi tomada secundando causas ou buscando consequências. Precisamente aí, no campo das decisões precisamos considerar a Vontade de Deus para que não saiam à luz más escolhas. “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.” Prov 3; 5 a 8

Precisamos como os siros, reconsiderar o local da batalha, os templos somos nós. Nele o Senhor deve ser reconhecido “full time” ou, seremos meros hipócritas viciados em religião.