DEVOÇÃO? CARIDADE? OU PUBLICIDADE?

"Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." Mateus 5:1-4

Infelizmente, as pessoas sempre gostam de aparecer em tudo o que fazem para os outros, ou até mesmo para Deus. Tudo precisa ser registrado em fotos ou filmagens para que logo seja publicado nas Redes Sociais ou em outro meio de se tornar o mais visível possível.

Cristãos que gostam de fazer discursos ou orações gritantes (como se Deus ou as pessoas fossem surdos) para que sejam vistos e ouvidos por todos! Nem os vizinhos suportam mais estas gritarias e quando se levanta uma contenda por causa disso, logo dizem que "foi coisa do diabo".

Se vão ao monte falar com Deus ou cumprir algum voto, tem que ser registrado e publicado para que seja visto por todos!!!

Veja o que aconteceu com o famoso profeta Daniel, quando desrespeitou uma ordem do seu governo, quando foi dito que não era permitido mais orar à outro deus se não fosse o deus deles. mas como Daniel era fiel ao Senhor Deus do Céu, mesmo assim, ele foi para sua casa orar ao seu Deus. Mas o que não precisava fazer, ele fez: tornar público seu dever religioso. Ele fez questão de escancarar as janelas, estender as mãos para o Céu e orar em voz alta, e ele fazia isto três vezes ao dia!!! (veja Daniel Capítulo 6)

E sabe o que aconteceu? Ele acabou sendo pego e jogado num buraco cheio de leões furiosos e famintos! Isto não precisava ter acontecido! Deus, pela sua Eterna Graça e Misericórdia o livrou da morte por causa da sua fidelidade ao seu Deus, mas deixou este relato na Bíblia, para aprendermos sobre esta questão quase nunca ensinada: O cuidado com os deveres religiosos!!! Veja o texto a seguir e comprove:

"Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam." Mateus 6:5-8

Deus não quer e nem precisa de gritaria, loucuras, sacrifícios, publicidades dos atos da fé religiosa; Ele quer é obediência e segredo!!!

E ainda (infelizmente) tem os "bonitinhos" e "santinhos" que, onde quer que vão, seja em restaurantes, lanchonetes, etc, que quando fazem refeições, antes param tudo e todos para fazer "suas preces de agradecimento" pelo alimento; e muitos até dão as mãos em público para fazer estas orações!!! (Deus ouve os nossos pensamentos ok?)

Ainda tem os que, quando fazem uma caridade, fazem também questão de fotografar e filmar tudo para tornar público ou para mostrar que está fazendo o que os outros não estão fazendo. Veja o que o próprio Jesus Cristo disse sobre isto:

"Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." Mateus 1:2-4

Não precisa tornar público o que Deus quer que seja feito em segredo!!!

A recompensa dos nossos bons atos virá sempre de Deus e não das pessoas!!!

É claro que isto não inclui os eventos evangelísticos quando são muito bem organizados, nas praças e nas ruas. Pois a Palavra de Deus precisa ser anunciada. Estou falando é da falta de sabedoria de muitos quando fazem questão de tornar os seus particulares deveres religiosos (orações, línguas estranhas, jejuns, votos, etc,) uma verdadeira publicidade, a fim de serem vistos por todos e de serem elogiados!!!

Deus fala no livro do profeta Oséias que o seu povo sofre por causa da falta de conhecimento (Oséias 4:6) e Jesus Cristo disse que o conhecimento da verdade trará liberdade à todos (João 8:32). Pois, "A ignorância aprisiona mas o conhecimento traz liberdade"!!!

Tomemos cuidado ao praticarmos os nossos deveres religiosos, pois, para que sofrer perseguições e injúrias dos outros por estes motivos, se a sabedoria de Deus, expressada nas Escrituras Sagradas nos traz luz e sabedoria?

Não tem nenhuma recompensa de Deus quem pratica os seus particulares deveres religiosos em público. É a Palavra de Deus que afirma isto!!!

"Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." Mateus 6:4

UM PODEROSO ABRAÇO.

http://apostoloclaubertec.wix.com/ministeriosalvavidas

https://www.facebook.com/Apostolo.Clauberte.Cavalcanti

https://www.facebook.com/MinisterioApostolicodoEvangelhoSalvaVidas

Apóstolo Cavalcanti e Escrituras Sagradas
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 20/05/2014
Reeditado em 14/07/2014
Código do texto: T4813444
Classificação de conteúdo: seguro