“TETELESTAI ”, Mais Que Um Grito, um Brado de Vitória!

Nos versículos a seguir João nos aponta dois fatos interessante e esclarecedor:

1 – O sofrimento humano de Jesus Cristo; João nos mostra de forma clara e incisiva o lado humano de Jesus. E o faz para refutar crenças que na época existia de que Jesus enquanto estava na terra Ele aqui estava como Deus. Só para que possamos entender; João escreveu seu Evangelho, ao redor do ano 100 D.C., nesta época existia um conceito diziam que Jesus não havia assumido a de forma humana em sua totalidade, ou seja que Ele jamais havia se despido de sua deidade e que quando Jesus caminhava não deixava rastros porque era espírito em um corpo fantasma. E ainda hoje muitos pensam assim; se não da mesma maneira, pensam que Jesus quando estava na terra estava como Deus. É comum alguém responder quando dizemos que Jesus amou até o seu algoz: “ele amou porque era Deus”. mas como podemos ver registrado na Bíblia Jesus enquanto na terra foi um ser humano como qualquer um de nós. E para confirmar isso basta que leiamos os versículos a seguir: nasceu de uma mulher (Luc 2:6,7), cresceu como uma criança normal (Luc 2:52 ),estudou as escrituras como todo Judeu o faz(Luc 2:46), sentiu fome (Mat 4:2. Mc 11:12 ), sentiu sede (Jo 19:28), sentiu cansaço (Jo 4:6 ), sentiu alegria ( Lc 10.21), tristeza (Mt 26.37), amor (Jo 11.5), compaixão (Mt 9.36), surpresa (Lc 7.9), ira (Mc 3.5), E foi tentado (Mar 1:13). entender a humanidade de Jesus se faz necessário para que possamos compreender o real valor da obra da Cruz .

2 – João nestes versículos nos mostra também o triunfo de Jesus; Quando comparamos os quatro Evangelhos encontramos algo muito esclarecedor. Não vemos os outros três Evangelhos citar a palavra consumado. Mas eles nos dizem que Jesus morreu com um

grande grito nos lábios (Mateus 27:50; Marcos 15:37; Lucas 23:46). Mas em suma a diferença não importa porque a frase “está consumado!”, segundo alguns estudiosos pode ter sido dita em forma de um grito, mas não um grito de desespero e sim um brado de vitória. No grego a frase “está consumado!”, é (tetelestai,), pois trata-se da palavra “τελεω teleo “ em seu tempo perfeito. Então ao exclamar “tetelestai” , Jesus morre com uma exclamação de triunfo em seus lábios. E, é aqui que o meu coração estremece e meu olhos ficam marejados. Porque a visão daquele homem inocente, moído e sangrando pelos meus pecados. E mesmo assim sendo capaz de gritar, tetelestai ! Ou seja eu venci, me faz ter a certeza de que viver por amor e pelo amor vale a pena. Me faz querer cada dia e cada vez mais servir por amor de forma espontânea e graciosamente. Aquele que por amor somente por amor deu a sua vida por nós. Espero que este pequeno estudo seja o suficiente para convencer, mais pessoas a querer viver neste amor, para que juntos um dia possamos gritar a frase triunfante “tetelestai” ou “seja está consumado”. Que o amor de Cristo Jesus seja com todos nós.

O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

(Capitulo 19, versículo 30).

Joã 19:30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 18/05/2014
Código do texto: T4810979
Classificação de conteúdo: seguro