Reflexão Deus e a história

Sempre diante uma tragédia provocada por fenômenos naturais surge uma pergunta: Será castigo dos céus? Para uma grande maioria, estes fenômenos não tem nada haver, nem passam pelo pensamento esta possibilidade, pelo contrario ficam irritados e ignoram esta hipótese. No entanto, para outros sim.

Temos alguns acontecimentos bíblicos de ocorrido como a destruição de Sodoma e Gomorra; o próprio diluvio. São fatos bíblicos históricos que tem destaque para reflexão.

No passado não muito distante tínhamos um conceito de Deus diferente do que temos hoje, também não havia um conhecimento cientifico que pudessem explicar certos fenômenos naturais, desta forma atribuía-se a Deus ou ao demônio todos acontecimentos não explicáveis. Desta forma nos isentávamos de nossas responsabilidades nos sentíamos aliviados ou extremamente pecadores.

Hoje porem, devido ao conhecimentos e também o conceito de que Deus ama e jamais pune ou castiga passamos a ignorar certos pensamentos neste aspecto, procurando explicar com a razão ou dados científicos tais fenômenos.

Acredito que atribuir a Deus todas as desgraças que ocorrem no mundo é masoquismo, é viver fora da realidade contemporânea, é ser fundamentalista ainda na Palavra de Deus, da mesma forma acreditar que tudo que acontece de mal é obra de demônio.

Deus é Amor, quem ama não pratica o mal nem por correção. Quem ama perdoa. Quem ama acolhe e é importante também dizer que Deus tem poder sobre o mal e assim, temos a segurança que por mais que o inimigo possa agir ( demônio), ainda assim, ele é limitado.

Mas por outro lado devemos olhar determinadas tragédias com um olhar espiritual e de profunda reflexão.

Aqueles que dizem acreditar em Deus, sabe que a Ele o Poder e a Gloria, isto é, Deus tem a condução da historia, sendo assim, pode evitar muitas tragédias, muitos fenômenos naturais.

A partir desta reflexão devemos voltar a nós mesmo e questionar como tem sido nossa vida em relação a Deus, nossos pensamento diante a vida, as culturas de morte que temos difundidos e lutado para que ela sobreponha a cultura da vida por exemplo nos aterrorizamos vendo pessoas morrendo através destas tragédias, no entanto, brigamos e lutamos para a legalização do aborto, a união de sexos do mesmo sexo, a pesquisas de células embrionárias. Aplaudimos a atitude de Buch invadir um pais e destruir em nome da liberdade ( em nome de Deus) e poderíamos citar vários e vários exemplos que somos favoráveis que atentam a vida, a dignidade humana.

Deus corrige aqueles que Ele ama, Palavra de Deus. Então diante a tantas tragédias devemos voltar dentro de nós e fazer um grande exame de consciência e refazer alguns conceitos.

De todo um mal, Deus tira um bem e este bem deve ser esta nossa reflexão de como estamos construindo este mundo.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 05/09/2005
Código do texto: T47690