Amar é nunca desistir

Hoje ficava a refletir o evangelho (Mt 18,15 -20), onde Jesus leva nos a pensar nossa atitude diante um irmão que se diz cristão, mas acaba vivendo uma vida que vai contra os princípios cristão. Hoje, é comum vermos isso acontecer, aquele cristão que caminha dentro de uma comunidade, mas que vive de forma errada, muitas vezes dando testemunhos de contra valores. Cristãos, que defendem princípios que atentam a vida, a dignidade humana. Que promove a discórdia seja na família, seja na sociedade.

Também vemos pessoas que professam a Fé cristã (algumas delas que inclusive assumem serviços em sua comunidade de Fé), mas aderem, aceitam e praticam outras espiritualidade que vão contra a Fé cristã. É comum vemos isso acontecer com os cristão católicos.

Pois bem, no evangelho que refleti Jesus diz que se encontrar algum irmão de caminhada cristã fazendo alguma coisa errada que desabone sua Fé, chame de lado e converse, mostre-lhe seu erro. Caso ainda assim, ele continuar então chame mais um amigo e converse com ele novamente. Se ainda, este, continuar a agir da mesma forma convoque então a assembléia para que tenha uma outra conversa com ele. Por fim, se mesmo assim ele não mudar trate-o como pagão ou pecador .

Quando lia este evangelho não conseguia compreender, imaginava que então deveríamos abrir mão e exclui-lo da comunidade, pois, todas as chances teriam sido dado e se realmente ele não quis mudar que arcasse com suas conseqüências.

Por um lado, falando humanamente, esta interpretação parecia ser a correta, no entanto, olhando para Deus que é Amor, está interpretação não cabia, pois, Deus se entregou até o fim no seu filho Jesus e de repente desistiria! Esta era minha indagação.

Porem, por meio de uma pregação pude compreender o sentido deste evangelho que acredito que respondeu minha duvida ou angustia.

Primeiramente, o que significa a palavra pagão? Segundo a Palavra de Deus, pagão era todo aquele que não conhece Deus, e a partir do Novo Testamento, pagão podemos dizer que é todo aquele que não conhece Deus na pessoa de Jesus.

Segundo este pensamento, Jesus então vem dizer que quando todas as tentativas não foram capazes de fazer com que tal pessoa mudasse é porque ela na verdade mesmo caminhando dentro da igreja ainda não descobriu quem é Jesus. Mesmo dizendo ser cristão é uma pessoa pagã, e à ela devemos exercer a misericórdia e ajuda-la a descobrir Jesus.

Então, quando Jesus diz trata como pagã, na verdade ele está nos convidando a amar e mais, a ajudar este irmão começando do começo. Não é uma palavra de exclusão, mas sim de inclusão.

É importante frisar que este evangelho Jesus termina dizendo onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles. Sendo assim, quando nos empenhamos em ajudar as pessoas a se encontrarem, a refletirem suas vidas e retornarem ao caminho verdadeiro, O Espirito Santo estará derramando suas bênçãos.

Terminando é importante dizer que após este evangelho o próximo é Perdoar Sem Limites (Mt. 18, 21-35).

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 04/09/2005
Reeditado em 04/09/2005
Código do texto: T47613