A HUMILDADE.

A HUMILDADE.

Por Honorato Ribeiro..

0

Disse o grande filósofo grego, Sócrates: “Sei que nada sei”.

Mas a humanidade não entendeu o que ele quis dizer e nem tampouco parou ou usou a sua inteligência para compreender e ter a humildade de dizer e repetir no seu jeito de ser, de viver e de agir: “Sei que nada sei”.

Se é formado em medicina se alvoroça a dizer aos pacientes que sabe bem o que aprendeu em medicina. Se é um professor em qualquer área de ensino na faculdade ou fora dela, não para humildemente para afirmar que nada sabe e ainda falta muito para dizer que sabe o que aprendeu e poder administrar conscientemente aos alunos a sua sabedoria; mas fica a crítica aos olhos daqueles que sabem o que diz: “Faz de conta que eu ensino; faz de conta que vocês aprendem”.

Se é um religioso, falta-lhe a humildade conhecer a si mesmo para depois ensinar os outros a viver o que ele ensina sobre a sua religião. Se algum cristão quer tirar as suas dúvidas sobre os mistérios da morte e ressurreição e essas dúvidas chegam aos ouvidos daquele que é um presbítero ou um pastor, estas: “Como eu posso saber que Jesus ressuscitou, se quem o viu ressuscitado já morreu, mas eu não o vi? Como posso crer que exista céu, se eu nunca fui lá e quem morreu não veio aqui me dizer que o céu existe? Como posso crer que os relatos que existem nos evangelhos foram falados e ensinados por Jesus, se nada foi ao vivo, surgiram, depois de mais de quarenta a sessenta anos depois que ele morreu? Como posso acreditar que o que existem na Bíblia são relatos verdadeiros, sem alteração, sem manipulação, se os manuscritos escritos nos papiros escritos pelos evangelistas eu nunca os vi e nem sei em que língua estão escritos os manuscritos neles? Não sei se fizeram um estudo crítico textual para dar-nos esclarecimento da verdade evangélica ou de todas as Bíblias espalhadas pelo mundo cristão! Poderá tirar-me essas dúvidas? Terá esse presbítero ou pastor a humildade de escutá-lo e explicar as suas dúvidas? Ou então dizer-lhe humildemente: Sei que nada sei”?

Se no Congresso Parlamentar houvesse um parlamentar e tivesse a humildade de dizer a essa Nação, que a única coisa para que nasça a Ordem e o Progresso é esquecer-se de si mesmo e investir para o povo a única solução viável: o amor, a preocupação pela educação, a formação da ética e da moral, o respeito mútuo a qual quer indivíduo, valorizar o ser humano à cima de qualquer lei, pois o homem é um ser que deverá ser a própria razão de viver dignamente com plena saúde, educação, moradia, e formação intelectual sem nenhum privilégio de sê-lo. Mas falta-lhe a humildade de dizer: “Eu preciso saber o que é fazer política ou o que é mesmo política, e dizer ao povo: “Sei que nada sei”. E você, leitor, já fez essa reflexão para dizer sabiamente, humildemente que: “Sei que nada sei”? Sócrates fez essa frase, mesmo sendo um grande e famoso sábio. E você? Poderá dizer com coragem como Sócrates? Precisa ter a humildade de afirmar que precisa saber quem eu sou. De onde vim e para onde vou. Preciso deixar a minha história nos anais da biblioteca universal para me eternizar.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 03/04/2014
Código do texto: T4754669
Classificação de conteúdo: seguro