ESTUDO BÍBLICO N.10 (Oração de Jesus, Filho de Sirac)

ESTUDO BÍBLICO N. 10

(Oração de Jesus, Filho de Sirac)

Antoni BigCuore*

Data: 02 de abril de 2.014, 4ª feira, às 15,39 hrs.

---------------------------------------------------------------------

JESUS BEN SIRAC, foi um grande pensador, humanista e filósofo judeu de Jerusalém. Seu neto supõe ser o tradutor do Livro do Eclesiástico, do hebraico para o grego, a partir de 132 A.C.

Livro de grande e profunda SABEDORIA, o autor faz no artigo 51 um poema de ação de graças muito lindo, motivo pelo qual resolvi transcrevê-lo, na íntegra, para os meus leitores e leitoras. Vale a pena refletir, não obstante, seja um pouco longo.

Assim reza o capitulo 51. “Oração de Jesus, Filho de Sirac. “Eu vos glorificarei, ó Senhor e Rei, e vos louvarei, ó Deus, meu Salvador.

“Glorificarei o vosso nome, porque fostes meu auxilio e meu protetor. Livrastes meu corpo da perdição, das ciladas da língua injusta, e dos lábios forjadores de mentira. Fostes meu apoio contra aqueles que me acusavam.

“Libertaste-me conforme a extensão da MISERICÓRDIA de vosso nome, dos rugidos dos animais ferozes, prestes a me devorar; da mão daqueles que atacavam a minha vida, do assalto das tribulações que me aturdiam, e da violência das chamas que me rodeavam. Em meio ao fogo não me queimei.

“Libertastes-me das profundas entranhas da morada dos mortos, da língua maculada, das palavras mentirosas, do rei iníquo e da língua injusta.

“MINHA ALMA LOUVARÁ O SENHOR ATÉ AMORTE, porque a minha vida estava prestes a cair nas profundezas da região dos mortos. Eles me rodeavam de todos os lados, e ninguém lá estava para ajudar-me. Esperava algum auxílio dos homens e nada veio.

“Lembrei-me, SENHOR, DA VOSSA MISERICÓRDIA, e de vossas obras que datam do principio do mundo, pois libertais, Senhor, aqueles que esperam em vós, e os salvais das mãos das nações.

“Exaltastes a minha habitação sobre a terra, e eu vos roguei quando a morte se aproximou de mim; invoquei o Senhor, pai do meu Senhor,para que não me abandonasse no dia de minha aflição, sem socorro, durante o reinado dos soberbos.

“Louvarei sem cessar o vosso nome; eu o glorificarei em meus louvores, porque foi ouvida a minha prece, porque me livrastes da perdição, e salvastes-me do perigo num tempo de iniqüidade.

“Eis que eu vos glorificarei e cantarei vossos louvores e bendirei o nome do Senhor.” ( 1 )

“Exortação à busca da Sabedoria. 18.Quando eu era ainda jovem, antes de ter viajado, busquei abertamente a sabedoria na oração: pedi-a a Deus no templo, e a buscarei até o fim de minha vida. Ela floresceu como uma videira precoce e meu coração alegrou-se nela.” ( 2 )

---------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: nota-se pelas lindas palavras do autor que, desde jovem sempre buscou a SABEDORIA como quem busca um grande tesouro, um diamante ou a maior barra de ouro do mundo!.

Ele era de família tradicionalmente sábia. Sabedoria que, pelo jeito, passou de geração em geração.

O autor compôs este lindo POEMA, em forma de AÇÃO DE GRAÇAS, pelo Pai Celestial, ter-lhe dado a sabedoria e ter tido MISERICÓRDIA por seus pecados cometidos.

Particularmente, gosto muito de ler do Livro do Eclesiástico que, infelizmente, em muitas bíblias evangélicas, não contém este livro.

Este poema lembra, em muitos casos, os Salmos de David; de seus inimigos que estavam sempre atentando contra a sua vida.

ORAR é antes de mais nada, LOUVAR e AGRADECER A DEUS, pelos dons, pelos bens que usufruímos em nossas vidas diárias, pelo ar que respiramos, pelos alimentos que tomamos, pelo sol, pela lua, pelas estrelas, pelas pessoas que nos fornecem (mesmo que pagamos) em algum tipo de serviço (médico por exemplo, dentista, agricultores, mãos abençoadas que plantam, colhem, transportam e comercializam os bens, os alimentos que comemos diariamente.

TUDO ISSO É DOM DE DEUS! O cristão tem a obrigação MORAL de AGRADECER a Deus que, em sua infinita misericórdia, tudo provê, tudo perdoa e tudo ama!. Deus nos ama de uma amor infinito e, o melhor de toda a estória, é um AMOR GRATUITO, portanto, não exige nada em troca!. Por isso, devemos AGRADECER MAIS, e pedir menos, afinal, Deus, “a priori”, conhece todas as nossas necessidades. Amém!?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LOUVADO SEJA DEUS PARA SEMPRE!!! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO O NOME DO SENHOR JESUS!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: (1 e 2) Bíblia da Editora Ave Maria, guia de estudos, pgs.1.107/109.(grifos meus).

---------------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor cristão e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável). Presente em mais de 60 países. Confira!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------