VIDA CRISTÃ NÃO É VIDA RELIGIOSA ...


 
No texto anterior: VIDA CRISTÃ NÃO É O QUE ACHAM, MAS... Eu disse:

VIDA CRISTÃ NÃO É O QUE ACHAM, MAS... é o desafio necessário (essencial), a cada ser humano, mesmo de quem vive como se entendesse que é diferente do que dizem ser... ASSIM, a partir do momento em que se entende de forma correta o que significa vida cristã, haverá vida e vida com qualidade...


Continuando, direi: O assunto pode ser polêmico, mas, desde que não se queira tirar a liberdade de outras pessoas serem, pensarem e dizerem o que acham se pode dizer o que pensa...


Por isso, em meu achômetro, vida cristã é diferente de vida religiosa, assim como, vida religiosa é diferente de religiosidade popular (ou populista)...

Posso até ilustrar a diferença, apresentando o exemplo do que acontece de Norte a Sul, e de Leste a Oeste:

Dizem que haveria duas partes nas festividades religiosas: Sacra (sagrada) e Profana (desligada de exercícios religiosos)... Quando na realidade algo deve ser sacro (integralmente), ou profano (integralmente)... Achar que poderíamos dividir a mesma coisa em realidades antagônicas como sacro e profano, é o mesmo que dizer que a religião poderia ser algo manipulável como a politicalha nacional que vive de pizzas e conchavos...

Lembro o exemplo de uma cidade vizinha, que era tão cheia de politicagem que um conhecido dizia: Na cidade tal, se respira política 214 horas por dia e o ar está sempre poluído...

E, dando um exemplo mais prático, sobre a questão da parte profana de determinada festa religiosa, direi: Imagine que após a missa, no palanque uma banda cante determinada música que diz: A MEIA NOITE TUDO É PERMITIDO, MULHER CASADA TROCA DE MARIDO...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/03/2014
Código do texto: T4747157
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.