FALA E NÃO TE CALES
“Fala e não te cales” – At 4.20
Introdução: 1- Antes de falar, examine o tom de voz;
2- Antes de falar, estude o auditório;
3- Antes de falar, conheça os contextos;
4- Antes de falar, veja se vâo querer ouvir!;
5- Antes de falar, estude bem se o que vai dizer está condizendo com a verdade; 6- Antes de falar, veja
a fonte de consulta...
I- QUEM DEVE FALAR (Nós) - os salvos por Jesus;
1. Esta incumbência é nossa/ 2. Se os crentes se calarem as pedras clamarão (Lc 19.40) – os muros pichados é uma prova visível, real e atual disso!
2. Não só os “alpinistas da religião”;
3. Todos somos CLERIGOS. (Herdeiros- Cl 1.12) para proclamar. (Somos samaritanas da vida, Ex-endemoninhado da vida! Somos como Filipe que era diácono, mas também Evangelista e arranjou tempo para falar ao Eunuco da vida na estrada deserta que vai de Jerusalém para Gaza! E também Maria Madalena da Vida para anunciar as boas novas!
II- O QUE FALAR (At 4.12)
1. O que Cristo fez por você: o que você era antes, o que é agora, sua mudança de vida, a importância de Cristo em sua vida, como também o que Ele já fez por outros que você conhece!;
2. Que ele é o CAMINHO, que ele é a VIDA, Que ele é a VERDADE, Que ele SALVA, Que ele TRANSFORMA ...
3.
III- A QUEM FALAR (At 4.1) (Is 9.1,2) (povo das trevas)
1. ao povo; 2. Aos desalentados; 3. Aos pobres; 4. Aos ricos; 5. Aos tristes; 6. Aos endividados; 7. Aos desempregados; 8. Aos divorciados. 9. Às mâes solteiras; 10. Aos cansados e oprimidos; 11. Às crianças.
IV- COMO DEVO FALAR (At 4.13)
1. com amor (Efésios 4.15a); 2. Com toda ousadia; 3. Sem demora; 4. Sem adiar;
5. em todo tempo (2 Tm4.2); 6. Em todo lugar.
CONCLUSÃO: - O poder do mal está sempre querendo calar os crentes em Cristo Jesus;
- O poder do mal está sempre querendo limitar o poder explosivo do evangelho;
- O poder do mal está sempre inventando coisas para que o evangelho não seja pregado ou o povo seja esclarecido! (Uma destas invencionices é a Lei Ambiental que, pela via dos bastidores quer dar a entender aos incautos, que o silêncio nas cidades - até parece que tudo é silencioso nas cidades modernas! - é o bem maior e que a pregação do evangelho perturba! Ora, isso só cabe na cabeça de quem está perdendo adeptos e não se contenta com a verdade nua e crua de que Quem está vencendo é Jesus e sua verdade autêntica! Querem influenciar os governantes e “meterem o bico em tudo” e ainda ficarem quietinhos, pensando que tudo está sendo monitorado pelo poder público com suas leis ditas avançadas, mas que na verdade é uma tentativa de coibição para que Cristo e seu Evangelho não triunfem! Mas quem conhece a Palavra de Deus, sabe que as “patadas do Diabo” e as “portas do inferno” jamais prevalecerão contra os itimoratos pregoeiros de sua Santa Palavra!)
Muniz Freire, 23 de dezembro de 2005
Fernandinho do forum