INDECISÃO

Não são poucas as vezes que, no decorrer da nossa existência, ficamos indecisos diante de uma resolução. Se a decisão a ser tomada se refere ao nosso próprio interesse, em primeiro lugar é necessário fazer um balanço das vantagens e desvantagens que essa ação trará.

Também precisam ser consideradas a oportunidade e as circunstâncias que envolvem essa decisão. Isto porque mesmo que o objetivo seja bom, o resultado pode ser inverso se a ação não for conduzida com habilidade, prudência e reflexão.

Antes de tomar qualquer atitude é conveniente avaliar as forças e os meios a serem empregados no momento da execução. É sempre prudente pedirmos a Deus que os nossos anjos-da-guarda nos iluminem para que tomemos a decisão mais acertada. Vale lembrar uma máxima muito sábia que diz:

NA DÚVIDA, ABSTÉM-TE.

Se a decisão a ser tomada diz respeito não só a nossa vida, mas a de outras pessoas também convém perguntarmos a nós mesmos sobre as seguintes questões:
O que tenho dúvidas em fazer pode causar algum prejuízo a outra pessoa?
O que vou fazer pode ser útil a alguém?
Se alguém tomasse essa atitude em relação a minha pessoa, seria do meu agrado?

Podemos pedir a Deus benefícios materiais que podem ser concedidos quando o objetivo é útil e sério. Nosso ponto de vista, porém, quanto às nossas necessidades materiais limita-se ao momento presente e, muitas vezes, não vemos o lado mau daquilo que desejamos.

Mas Deus, que é nosso Pai, tem uma ampla visão sobre tudo e só quer o bem dos seus filhos. Como todo bom pai, às vezes recusa-se a atender o pedido de um filho por estar ciente do mal que pode lhe causar.

Por isso nunca não devemos desanimar diante de uma prece que não foi atendida. Devemos, pelo contrário confiar na Providência Divina que
sempre sabe o que é melhor para nós. Se tivermos a devida paciência e confiança em Deus, no futuro, teremos a recompensa merecida.

É importante lembrar que sempre que rezamos antes de dormir. pedindo uma luz sobre o caminho a seguir; durante o sono, os mensageiros de luz iluminam a nossa mente e, não raro, acordamos certos daquilo que devemos fazer.

PRECE
Deus todo poderoso, anjos de luz que me guardam
Rogo-lhes ser inspirado a tomar a decisão mais acertada
Perante à minha dúvida, nesse momento .
Que meu pensamento esteja sempre voltado para o Bem
E que eu possa resistir às más influências.

Fonte de pesquisa: O Evangelho, segundo o Espiritismo; de Allan Kardec.
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 12/03/2014
Reeditado em 24/05/2014
Código do texto: T4725917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.