Confiar no Egito

“Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor” (Isaías 31: 1).

Todos nós passamos por momentos de dificuldade. Se você está em dificuldade agora, a boa notícia é que a bonança virá (cf. Salmos 30: 5.b.), com certeza. Já se você está em paz, cuidado, os problemas podem vir repentinamente (cf. 1 Tessalonicenses 5: 3). De qualquer forma, num caso ou em outro, o importante é estar com Deus e em Deus, e nunca no Egito. Devemos sempre estar atentos a tudo o que o Senhor nos quer dizer.

O profeta Isaías, muitos anos antes de o Senhor Jesus vir ao mundo, falou dos perigos pelos quais podem passar aqueles que bebem em qualquer fonte de informação que não provêm do Senhor Deus. Isaías escreveu: “Ai dos que descem ai Egito a buscar socorro e se estribam em cavalos”, isto é, ai daqueles que creem na força humana ou maligna e não na Força e no Poder do Senhor Deus. Infelizmente, vemos, hoje, pessoas acreditarem em todo tipo de coisa, menos na Palavra de Deus. Alguns têm a capacidade de crer, por exemplo, em horóscopo, mas, na Palavra, não creem, dizem se tratar de um livro velho e ultrapassado.

O humano, de uma maneira geral – infelizmente, até muitos crentes – tem se acostumado a crer na força de “carros” e de “cavaleiros”, “porque são poderosíssimos”, e, por isso, não “atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor”. O fim deles será trágico e eternamente triste.

O melhor que temos a fazer é confiar única e exclusivamente no Senhor Jesus. Somente Ele é que pode nos ajudar e fazer por nós aquilo que nenhum outro ser humano pode fazer.

Crer em Jesus (e somente nele esperar) é mostrar a Deus que temos fé em suas promessas e, assim, consequentemente, agradá-lo muito. Afinal, “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11: 6).

Dessa forma, não tenha como seu auxílio homens ou coisas materiais. Lembre-se que o seu maior ajudador, independentemente de sua religião, filosofia de vida ou forma de pensar, é o Senhor Jesus. Sempre que estiver precisando de algo, ou até quando de nada estiver necessitando, volte-se para Deus. Somente Ele é digno de honras e de glórias. Não confie no Egito (que representa tudo o que não é Deus e o que não vem de Deus), porque só o seu pai, Deus, é que pode estar sempre ao seu lado. Não confie no Egito, confie em Deus e no Seu Poder!