Deus quer obediência cega dos cristãos ás suas autoridades?
Veremos o que a Bíblia diz sobre isto:
Vejamos dois casos no Antigo Testamento que diferem quanto a obediência cega, porém veremos algumas diferenças importantes que devem ser consideradas:
Davi e Saul:
Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.
E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho.
1 Samuel 24:5-7
Saul fora escolhido rei, ou seja ele era a maior autoridade daquele tempo, acima dele só existia o Senhor, Samuel que era o profeta e sacerdote da época diante das desobediências e quebras de princípios , sentencia o fim do reino dele, que como fora entregue por Deus, e não por homens, não podia ser destituído por mãos humanas, a não ser por aquele que o constituiu e chamou.
Assim Davi não o matou, porém se avaliarmos Davi não andou debaixo do seu governo doentio, pois se o fizesse seria morto, apartou-se, fugiu.
O Profeta que instituiu poder, diante da ordem de Deus, já revela a destituição de Saul, por causa do seu pecado, mas como ele estava no Topo da hierarquia não podia ser tocado por humanos.
Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.
1 Samuel 13:13-14
Davi entretanto ao contrário da obediencia cega e muda, apregoada, ele denuncia ao próprio Saul a sua maldade e injustiça cometida e pede a justiça divina:
Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.
Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; porém a minha mão não será contra ti.
1 Samuel 24:11-12
Ou seja Davi não tinha Autoridade superior maior a recorrer do que a Deus, já que este constituirá Saul ao poder, assim em caso de uma autoridade maior, ou seja se um problema envolver uma autoridade que esta no topo da hierarquia, só Deus mesmo para interferir, afinal não há ninguém acima dela, para interferir, porém não significa que você precisa ficar debaixo desta Autoridade sendo morto, afinal Davi se afastou e esperou Deus por a mão.
Ele não se entregou para ser morto, e nem atendeu ao desejo doentio de Saul, que já tinha ordenado que matassem tantos sacerdotes o que seria capaz de fazer com ele, então se há um problema com uma hierarquia máxima da sua instituição cristã, respeite e aguarde Deus por a mão, ou denuncie a injustiça e se ele opta e concorda realmente com o desvio espiritual e moral, saia pelo bem da tua própria vida espiritual.
Vejamos agora o Caso de Mardoqueu e Hamã:
Depois destas coisas o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou, e pôs o seu assento acima de todos os príncipes que estavam com ele.
E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava.
Então os servos do rei, que estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que transgrides o mandado do rei?
Sucedeu, pois, que, dizendo-lhe eles isto, dia após dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque ele lhes tinha declarado que era judeu.
Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor.
Ester 3:1-5
Hamã fora constituído por Assuero, ou seja o Rei, a autoridade maior era Assuero, assim Hamã estava debaixo de um governo e Autoridade superior, assim no caso de seus desvios, arrogâncias, maldades Mardoqueu, rejeitou submeter-se, por que?
Ora deve-se obedecer a Autoridade, ele deveria ter se curvado?
Deveria ter atendido a vontade prepotente e doentia daquela autoridade que a todos submetia, só para satisfazer sua egolotria?
Não. Mardoqueu não se rendeu, não perdeu seus princípios divinos, para agradar um deformado humano, mesmo que Hamã fosse um principe erguido sobre todos.
Este Princípe Hamã, aumentou e multiplicou sua maldade e desvios morais, éticos, buscando instituir a morte de todos os judeus, será que então Mardoqueu deveria se ajoelhar, se curvar ?
Não! E isso precisas entender.
Mardoqueu busca a autoridade que está acima de Hamã. Mardoqueu denuncia os feitos e maldades para rainha Ester, observe que por um momento ele foi instigado a não se manifestar, a não se indignar, a se calar, porém ele negou-se a tirar suas vestes de trapos, e manteve sua indignação diante daquela autoridade tão prepotente, deformada, maldosa e doentia de Hamã:
Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;
E chegou até diante da porta do rei, porque ninguém vestido de saco podia entrar pelas portas do rei.
E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.
Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou.
Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la), e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.
E, saindo Hatá a Mardoqueu, à praça da cidade, que estava diante da porta do rei,
Mardoqueu lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido; como também a soma exata do dinheiro, que Hamã dissera que daria para os tesouros do rei, pelos judeus, para destruí-los.
Ester 4:1-7
Esta atitude de Mardoqueu não envolvia só a sua dignidade, pois apoiar tal autoridade no poder, tomado por soberba, maldade traria dano para a nação toda. Ou seja se você tem uma Autoridade cristã que quebra os princípios divinos, que movido por ganância, soberba, imoralidade, fraude, mentiras comete as maiores torpezas, você deve denunciar à Autoridade superior dele, muitas situações e pessoas vão te incitar a calar-se, a você não expor a dor da sua indignação ás maldades e desvarios, porém sua aliança deve ser com Deus.
Ora, se você denunciar à Autoridade superior, esta se tiver princípios vai fazer o que precisa fazer, vai repreender, exortar, consertar ou destituir, remover aquela legalização entregue a um maligno, assim você mesmo saberá se esta autoridade desviada dos principios éticos ou cristãos, é um lapso ou uma continuidade da instituição, ou seja se a ordem ou liberdade de ser maligno, corrupto, deformado, mentiroso, desviado, imoral, adúltero vem de cima, você assim como Davi, pelo menos manifestou seu repúdio e pode sair e seguir seu caminho , conforme a visão de Deus, mas se a Autoridade superior for justa, ela sabedora desta loucura e desvarios em suas lideranças, vai agir.
Mardoqueu denuncia Hamã a Ester, esta por fim leva o caso para o rei Assuero , a respeito da maldade, ganância, loucura daquela liderança. Muitas vezes o superior, aquele que entregou a atribuição das coisas nas mãos de um homem de confiança seu, nem imagina os atos de ganância, desvios morais, arrogância destes, por isso a denúncia se faz importante pois é um meio de, se a Liderança superior tem princípios tratar a situação, que se não for denunciada ficará impune para sempre:
Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester,
Disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará.
Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo.
Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei.
Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer?
E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.
Ester 7:1-6
O Rei Assuero nem imaginava que tinha um homem de confiança com tamanhos desvios, e assim que notificado, pune severamente aquela situação:
Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou.
Ester 7:10
Trinômio fatal: incompetência, corrupção e impunidade.
Miranda de Sá
Diante do exposto afirmo biblicamente, principalmente no âmbito cristão, tratando-se de instituições eclesiásticas, que você não deve obedecer cegamente a autoridade alguma terrena, e se esta autoridade comete fraudes, desvios, imoralidades, injustiças, roubos, mentiras, pedofilias, abusos você em hipótese alguma deve submeter-se, pois acima de tudo deves optar por agradar a Deus.
Quando uma Autoridade requerer de você o rompimento de um valor divino, opte pelo valor divino , pelos princípios eternos e não tenha medo, pois Deus honrará você.
Mardoqueu podia ter se curvado a arrogância daquele homem, assassino, maligno, prepotente, mas ele não se dobrou.
Mardoqueu podia ter se calado, assim como muitos se calam diante de uma Autoridade desviada de Deus, e são coniventes com as maiores barbáries, são passivos diante das maiores fraudes, roubos, desvios e manipulações, pois são pessoas que preferem agradar a homens do que a Deus. Mas como Pedro devemos pensar, diante das propostas de malignidades e distorções do Evangelho de Deus:
Atos 5:29
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Se diante de uma proposta de desvios, de enganação, de contaminação, de traição, corrupção, imoraidade, você preferir agradar a sua Autoridade, saiba que você amou mais o homem do que a Deus, e você apartou-se de Deus:
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10
Nunca quebre um princípio divino, para agradar ninguém, seja como Mardoqueu, se existe uma Autoridade acima desta Autoridade que quer lhe comprometer em erros, procure a Autoridade superior e denuncie, não rompa com Deus para satisfazer deformidades humanas, em nenhuma hipótese.
Se a sua árvore for boa, ou seja se a sua institução tiver princípios, ética o mal será tratado e você terá sido usado por Deus, mas se o mal tiver entrado e alcançado todas as repartições, como por exemplo no Brasil, onde até o topo da pirâmide está comprometido moralmente , financeiramente e éticamente, então só mesmo buscando a Deus. Porém se no topo da pirâmide houver uma Autoridade incorruptível, limpa, santa, consciente, madura então ela vai agir contra o mal presente.
Infelizmente em todos os âmbitos religiosos temos visto e ouvido sobre escândalos, financeiros, morais e éticos, porém como disse Simone de Beauvoir:
“O opressor não seria tão forte, se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos!”
Se cada um que até hoje tem sido conivente com mentiras, desonestidade, falta de ética de suas Autoridades eclesiásticas, só porque visam auto promoção ou alguma espécie de regalia em troca da informação conhecida, resolvem-se posicionarem-se realmente, pela vontade de Deus, muitos enganadores seriam destituídos, mas enquanto são acobertados por interesseiros, aduladores estes Lideres permanecerão no Poder.
Entendamos porém que a passividade ao erro, nos torna cúmplices e como disse Luther King Jr. E Victor Hugo
“Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.” ; “Entre um governo que faz o mal, e um povo que o consente, há uma centa cumplicidade vergonhosa.”
Encerro esta Mensagem pensando, nas milhares de crianças que foram abusadas, nos milhões que foram desviados de obras assistenciais e eclesiásticas, pelos milhares de verdadeiros cristãos que foram repudiados, perseguidos e massacrados por vilões, Autoridades corrompidas que estão no poder, em nome de “Deus” , e no entanto o silêncio daqueles que viram os puros sendo contaminados, o silÊncio daqueles que viram os valores sendo desviados, o silêncio da covardia, do medo, da conivência, da concordância explícita com o erro, por falta de Temor do Senhor:
“A verdade Liberta” Jesus Cristo
“O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética, o que me preocupa é o silêncio dos bons.” Luther King Jr.
Infelizmente na sociedade atual vemos, que aqueles que andam corretamente, que prezam pela justiça, integridade, ética, honestidade, santidade são repudiados, denunciados, odiados sem dó, porém aqueles que se alimentam da máquina da corrupção, poder humano , são aplaudidos, mas seja íntegro até o fim, te convido assim como Davi, como Mardoqueu, a seres grande servos de Deus , pois grande será o seu Galardão.
Deus existe, Ele está vivo!
“Em uma sociedade mantida pela mentira, qualquer manifestação da verdade será vista como loucura.” Emma Goldman
Não aceite conchavos com os malignos, se és de Deus o mundo vai te odiar, pois você não é do mundo, mantenha a comunhão com Deus a todo preço, não se venda para agradar ninguém, e nem peque contra Deus e sua obra, mas faça a sua parte neste mundo, se não podes mudá-lo inspire pessoas a um verdadeiro posicionamento, não se molde a corrupção e passividade deste mundo, e das pessoas que por pequenas moedas vendem seus valores, e ajuntam-se a sórdidos planos, como Judas.
“A corrupção é o fruto podre, da nossa indiferença política.” Autor Desconhecido
A bondade que nunca repreende não é bondade: é passividade. Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência. Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença. Porque a tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.
Autor desconhecido
Quando eu perder a capacidade de indignar-me ante a hipocrisia e as injustiças deste mundo, enterre-me: por certo que já estarei morto.
Augusto Branco
Obedeça seu Líder na Palavra, no ensino bíblico, nisto sim obedeça e não se oponha ou levante-se contra, pois é Palavra de Deus, valores puros e divinos, mas neste mundo os homens se opõe as Autoridades que ousem manter-se nos conceitos divinos e aplaudem e jubilam as Autoridades corrompidas, que lhes cobre somente aparência, dinheiro e status e não mudança de vida e essência.
Desperta Igreja do Senhor!