Tema: Fraternidade e Tráfico Humano.
Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou.
O homem, escolheu viver em sociedade e deve estabelecer com seus semelhantes uma relação de igualdade. São como irmãos (fraternos).
A Definição de fraternidade está expressa no primeiro artigo da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREIROS DO HOMEM, que diz: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
Segundo o Papa Francisco "A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor."
Não é isso que está ocorrendo, infelizmente, as famílias que outrora eram as grandes responsáveis por educar as crianças dando-lhes todos os valores necessários para um crescimento humanizado, hoje em sua grande maioria delega esta competência para outrem e com isso o que se vê é a constante destruição dos laços familiares, da desagregação da familia como um todo, da falta de fraternidade, de amor ao próximo e em muitos dos casos aos próprios famíliares.
"A natureza nos uniu em uma imensa família, e devemos viver nossas vidas unidos, ajudando uns aos outros." Sêneca
TRÁFICO HUMANO
O tráfico humano é uma das situação que muitas vezes levam à morte, constantemente vemos nos notíciarios centenas de pessoas mortas tentando fugir da miséria, da ditadura, e vão em busca de um novo horizonte, são africanos, são cubanos, são sudaneses fugindo de conflitos, enfim, são seres humanos que em seus países, não são tratados como tal. E nós o que fazemos? infelizmente tudo isso ficou banal, assitimos a tudo e em muitos (seres ditos humanos) não rola nenhum sentimento, (isso para usar uma linguagem bem atual), na realizade não rola nada, só insensibilidade, tudo isso é normal, na visão da maioria os culpados são os próprios, ao se aventurarem, numa viagem perigosa, em embarcações frágeis, SERÁ?
"No mundo inteiro, em geral, homens, mulheres e crianças são vítimas de Tráfico Humano. Segundo pesquisas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) consideram 2,5 milhões de casos e 1/3 deles são por motivos econômicos. Porém, a exploração sexual não explicaria por completo este problema, apesar de ser, também, uma grande parte dos casos.
A redução de oportunidades de trabalho em países pobres e somando o aumento do consumo da população, têm tornado cada vez mais tentadora a migração para países ricos ou mais desenvolvidos, diz a OIT. Segundo eles, existe uma demanda permanente de mão-de-obra disposta a aceitar postos de trabalho pouco seguros, de baixa remuneração."
Segundo o Papa Francisco: "...a maioria das pessoas vivem imersas numa cultura do bem-estar, pensando cada um em si próprio, leva ao descuido para com o outro, à insensibilidde mesmo diante de tragédias que ceifam vidas. Em outras palavras ninguém se sente responsável pela injustiça que mata, nem derrana lágrimas por esses mortos. A maioria parece acometida pela síndrome farisaica daqueles que, na parábola do bom samaritano, passaram ao lado de um moribundo sem cuidarem daquele irmão"