A ORAÇÃO
Texto: Lucas 11.5-10
INTRODUÇÃO  Jesus estava em lugar orando e terminado de orar seus discípulos pediram para que Ele os ensinasse a orar como João Batista havia feito com os seus discípulos. Muito bem Jesus lhes ensina a oração Dominical, ou Pai Nosso como conhecemos. Mas Jesus vai além e mostra que só saber orar não basta, era preciso algo mais, era preciso ensinar como e o que se tem através da oração. Jesus, mais do que ensinar-lhes a orar lhes dá uma chave, uma chave para poder abrir portas. Abrir portas que de outra maneira seriam impossíveis serem abertas. Jesus lhes dá a chave para abrir portas que aos homens é impossível, mas com a ajuda do Espírito Santo de Deus seriam abertas.
Através da parábola do amigo importuno Jesus nos deixou também uma grande lição sobre a oração. Esta parábola nos ensina sobre a necessidade da insistência na prática de oração; nos mostra que por tanto insistirmos o Senhor nos atenderá. Ensina-nos que não importa a situação, não importa a hora e Ele irá nos acudir se formos persistentes. Mas esta parábola também nos ensina que através da oração portas serão abertas. “... e a quem bate, abrir-se-lhe-á”, muitas portas em nossa vida precisam ser abertas. Através da oração estas portas serão abertas e tudo em nós e na vida da igreja será diferente.
Por isso quero compartilhar com vocês sobre esta oração, sobre esta oração que abre portas.
1) A ORAÇÃO ABRE A PORTA DA AMIZADE  Nunca se falou tanto de amizade como nos dias de hoje, porém a Bíblia já nos fala que um bom amigo é mais chegado que um irmão (Pv 18.24b). Na igreja é muito importante estabelecer um relacionamento de amigos, amigos que possam caminhar juntos. E através da oração com certeza se ainda existem portas que estejam fechadas para as amizades se concretizarem, elas serão abertas. Todas as portas que impedem de se firmarem uma bela amizade serão abertas através da oração. Em João 15.15 Jesus diz que nós já não somos mais chamados de servos, mas de amigos; amigos de Jesus. A oração é a chave para abrir a porta da amizade com o Senhor, pois só os amigos é que tem acesso a nossa casa. A Oração Abre a Porta da Amizade.
2) A ORAÇÃO ABRE A PORTA DO AMOR CRISTÃO  Um homem estava necessitando de ajuda, até aí tudo bem, mas ele precisava de ajuda altas horas da noite. A quem recorrer? Quantas pessoas a nossa volta estão na mesma situação? Quantos a nossa volta estão precisando de ajuda, estão batendo às portas esperando que alguém possa abrir num ato de amor cristão e atender no que for possível a um necessitado? Através da oração somos movidos para a prática do amor cristão, pois da mesma maneira como o amigo importuno da parábola, batemos a porta do Senhor esperando que Ele, num ato de Amor e Bondade, abra a porta e nos ajude. Assim também nós devemos praticar o amor cristão em atos não só em palavras.
3) A ORAÇÃO ABRE A PORTA DO REINO CELESTIAL  Quem ousaria dizer que orar a Deus é como bater à porta e gritar para acordar alguém no meio da noite? Isso soa grosseiro e imprudente, mas ao fazer isso não estamos sendo imprudentes nem tão pouco dizendo que Deus esteja dormindo e não se preocupa conosco, ao sermos insistentes em nossas orações estamos pedindo a Deus que Ele manifeste em nossa vida o Seu Reino Celestial, o Seu Reino de Justiça, Reino de Bondade, de Amor. Estamos pedindo que Ele manifeste sobre nós e sobre a igreja a Sua Glória, o seu Esplender, a sua Majestade. Vivemos num mundo cheio de injustiças, de crueldade, de egoísmo, de mentiras; um mundo que é dominado pelo maligno, por isso desejamos que o Reino de Deus se manifeste em nossa vida. Através da oração a porta do Reino de Deus será aberta e se manifestará sobre a sua vida e sobre a vida da igreja de Cristo.
CONCLUSÃO  Deus certamente não nos ouve pela nossa insistência, mas a insistência mostra o caráter persistente da nossa fé, e através de nossa persistência em oração as portas serão abertas; a porta da Amizade, a porta do Amor Cristão, a porta do Reino Celestial. Com a ajuda do Espírito Santo devemos orar sempre, orar pela vinda do Reino de Deus e para fazermos à sua vontade. Vamos continuar batendo à porta.