SALMO 86

SALMO 86

1Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito.

2Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia.

3Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.

4Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma.

5Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.

6Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas.

7No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes.

8Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

9Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.

10Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.

11Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.

12Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.

13Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.

14Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembléias dos tiranos procuraram a minha alma, e não te puseram perante os seus olhos.

15Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.

16Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva.

17Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste.

O salmo 86 é uma súplica. Oração feita em um momento de perigo e perseguição. Do versículo um ao cinco o salmista apresentauma série de motivos para que Deus atenda suas súplicas, ressaltando que o mais importante é que Deus sempre atende a quem recorre a ele. Do versículo seis ao 10 o salmista tem a certeza de ser atendido então começa a louvar o Senhor. Nesse louvor ele reconhece que Deus é único e universal,

Do versículo 11 ao 13 Deus revela seu desejo que o homem lhe seja fiel, isto é sirva apenas aos planos que ele traçou para nós.

Do versículo 14 ao 17 o salmista volta a suplicar, descrevendo a perseguição. Ao final a libertação dos oprimidos fará com que os inimigos rendam-se a Deus, considerando-o aliado dos pobres e inimigos.

O salmo 86 faz um movimento separando os temas principais em partes específicas, assim como em nossas vidas, Pedimos, somos atendidos louvamos, damos graças e voltamos a suplicar.

Em nossa existência muitas vezes nos encontramos diante dos ciclos. Eles começam em um determinado problema (acontecimento) terminam independente da solução que lhes for dada e muitas vezes voltam de outra forma com novas roupagens.

Se observarmos bem a lição que aquele acontecimento nos trouxe, e verificamos que não foi aprendida como um todo. Mais tarde voltaremos a esta página no livro de nossas vidas.

Precisamos então nos libertar dos obstáculos que impedem o nosso crescimento, e a total absorção desta lição.

Esta volta às lições não aprendida são mais comuns do que imaginamos.

O tempo divino é diferente do tempo humano. Somos impacientes e ansiosos. Cobramos dos outros uma perfeição que ainda não alcançamos e esperamos que Deus nos dê todas as desculpas por nossos erros.

Deus é nosso pai amoroso e bondoso, mas não é por isso que vamos agir com indiferença ao amor que ele nos dedica.

Reclamar, pedir, suplicar não agir de nada adianta. Diante de nossos erros, só nós mesmos podemos tomar uma atitude. Isto é parar com as reclamações e tentar repassar o que está errado e seguir adiante.

Reconhecer os nossos erros é o inicio de uma nova jornada. A esperança

acena com sua luzbenéfica ao fim das trevas da ignorância e da imaturidade.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 15/02/2014
Código do texto: T4692581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.