A Oferta de Caim

Caim e Abel foram ensinados da mesma forma, entretanto, cada um teve aceitação diferente da palavra e de Deus. Abel escolheu ser fiel e obedecer às ordens divinas, pois, via a justiça e misericórdia que o Criador tinha com a raça decaída, e com gratidão aceitou a esperança da redenção, compreendeu e aceitou o plano da salvação. Enquanto Caim assim como Lúcifer, não aceitou cumprir a lei ordenada por Deus, acariciava sentimentos de rebeldia, murmurava contra Deus por causa da maldição pronunciada sobre a Terra e sobre o gênero humano, em virtude do pecado de Adão. Escolheu seguir seu próprio coração, ele levou sua oferta, mas da forma que lhe agradava, que lhe convinha, os frutos que ele cultivara, não da forma como Deus ordenara que apontava para o plano da redenção, ele não aceitava a salvação que viria por Cristo Jesus. Cumpria assim parte do que Deus ordenara, levava as ofertas, entretanto da forma que desejava e não com verdadeira adoração.

Quantos em nossos dias fazem o mesmo, servem a Deus parcialmente? Somente naquilo que é conveniente.

Caim e Abel representam duas classes de pessoas que existirão até o fim dos tempos. Aqueles que servem a Deus de todo coração, com todo seu entendimento servindo a Ele fielmente, e aqueles que tentam adaptar os mandamentos de Deus à sua vontade, acabam servindo a dois senhores.

Em todos os tempos existem aqueles que pretendem alcançar o favor de Deus, mesmo não obedecendo estritamente seus mandamentos, adorando parcialmente a Deus e seguindo seus próprios corações.

Deus arrazoou com Caim para que ele se arrependesse “Por que andas irado? Se procederes bem não é certo que serás aceito?” tudo o que Caim precisava para ser aceito era de arrependimento, ele precisava aceitar o sacrifício de Cristo que viria em seu favor, representado ali no sacrifício do cordeiro. Cada vez mais Caim endureceu seu coração e se revoltou contra Deus, por um tempo ele tentou convencer Abel a ajuntar-se a ele em sua rebeldia, mas Abel continuou sendo fiel a Deus e à Sua vontade, o que aumentou a ira de Caim contra ele e sua revolta contra Deus. Quantas vezes também vemos pessoas obstinadas a fazer o mal e quando são admoestadas se iram, outras vezes tentam influenciar os outros com suas condutas reprováveis.

Cuidado jovens com as más influencias e com os banquetes que o inimigo põe à sua frente.

“Onde está Abel, seu irmão?” Ao fazer esta pergunta a Caim Deus conhecedor de todas as coisas queria apenas lhe dar a oportunidade de confessar o seu pecado e se arrepender, e mais uma vez ele recusa esta oportunidade mentindo a Deus e duvidando da onisciência divina. Quantas vezes também Deus nos dá oportunidade de nos arrependermos e de nos convertermos e simplesmente desprezamos o chamado divino, endurecendo nossos corações, seguindo nossa própria vontade?

Deus não tirou a vida de Caim instantaneamente como consequência pelo seu pecado, mas deu-lhe mais uma oportunidade para reflexão e arrependimento.

Não importa quão longe tenha ido, você não foi tão longe que não possa voltar, a misericórdia divina é infinita, e foi por você que Cristo se entregou. Toda a história de Caim mostra de forma clara a consequência daqueles que se colocam sob o domínio do inimigo na grande batalha entre o bem e o mal, Caim escolheu desde o principio desobedecer a Deus e seguir seu próprio coração fazendo aquilo que desejava. Desprezou as oportunidades que Deus lhe concedeu e entregou-se como instrumento nas mãos do inimigo para influenciar sua descendência e tudo o que fez foi seguir o mal.

Hoje você da mesma forma que Caim tem a oportunidade de escolher que tipo de pensamentos e ações irão dominar sua vida.

Gênesis 4:1-16

Chirles Oliveira
Enviado por Chirles Oliveira em 09/02/2014
Reeditado em 18/03/2016
Código do texto: T4684440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.