SALMO 79

SALMO 79

1Ó Deus, os gentios vieram à tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a montões de pedras.

2Deram os corpos mortos dos teus servos por comida às aves dos céus, e a carne dos teus santos às feras da terra.

3Derramaram o sangue deles como a água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os enterrasse.

4Somos feitos opróbrio para nossos vizinhos, escárnio e zombaria para os que estão à roda de nós.

5Até quando, Senhor? Acaso te indignarás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo?

6Derrama o teu furor sobre os gentios que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome.

7Porque devoraram a Jacó, e assolaram as suas moradas.

8Não te lembres das nossas iniqüidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos.

9Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.

10Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Seja ele conhecido entre os gentios, à nossa vista, pela vingança do sangue dos teus servos, que foi derramado.

11Venha perante a tua face o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço preserva aqueles que estão sentenciados à morte.

12E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor.

13Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.ão

Este salmo é uma súplica do povo após a invasão babilônica em 586 a.C. O povo tão desesperado, através de sua súplica, busca comover ao Senhor, dizendo que foi atingido, e pede sua libertação para que o seu nome não perca sua honra pessoal. (nome do povo). Para que as nações inimigas não possam perguntar com irionia: “Onde é que está o Deus de vocês?”.

Assim também suplicamos a Deus, diante de nossas catástrofes pessoais, ou coletivas. Invocamos o santo nome do Senhor, porque sabemos que só através dele, podemos conseguir a libertação. Muitos cativeiros não são só do povo em si, estão dentro de nós mesmos. Podemos estar atados a velhos preconceitos, vícios, mágoas, tristezas, manias, e muitas outras coisas. A oração eficaz, reconhecendo nossos erros perante aos nossos semelhantes e pedir perdão a Deus, nos dá muitos livramentos, o maior benefício encontrado, sem dúvida, será nossa consciência aliviada. Porque quando erramos, sabemos dos nossos erros, e se não pudermos consertar pelo menos devemos nos arrepender dos erros que cometemos, pois muitas vezes nos erros não atingem só nós mesmos, mas tudo ao que estiver relacionado às nossas ações.

Quanto mais nos tornamos experientes, mais verificamos que somos muito imperfeitos, e que muito nos falta para chegar perto de Deus, dessa forma passamos a enxergar nossa humanidade não só com condescendência para nossos erros, mas passamos a ver que as outras pessoas também precisam de tolerância e perdão. Lembro-me aqui das palavras do Pai-Nosso: “Perdoi as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Usando de empatia para com o próximo, por momentos que vamos refletir antes de atirar a primeira pedra, ou tecer conceitos, quem sabe muito aborrecimento e desdita podemos evitar.

Não é necessário gritar ao mundo nossa revolta, e nosso desagrado com o que nos cerca. Muitas vezes a situação que nos parece tão horrível, é apenas uma paisagem passageira, tecida por nossos sentimentos do momento.

Precisamos aprender a refletir sobre nossos atos. Às vezes, julgamos que estamos indo na direção certa, e que os ventos não sopram a nosso favor. Colocamos a culpa, no vento, no sol, etc., mas a verdade é que as coisas não podem acontecer segundo a nossa vontade e desejo. Acima de nossos anseios, existe a lei divina. Se tivéssemos poder para mudar tudo, o mundo provavelmente não seria mais mundo. Existe uma lei superior, que a observando ou não, independente de nossa vontade ela permeia tudo e a todos.

É o Senhor Deus todo poderoso, mistério para muitos, e revelação para outros. Nosso amado, Senhor, que jamais nos abandona, e nos dá uma dor que não possamos suportar.

Deus é magnífico em suas obras, nós é que não prestamos nenhuma atenção aos seus sinais, aos detalhes de beleza e ternura que ele nos dá a cada segundo de vida.

Celebremos ao Senhor em nossos corações, e louvemos sempre a divindade maior em todos os seus aspectos.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 27/01/2014
Código do texto: T4667393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.