SALMO 77

SALMO 77

Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.

No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.

Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)

Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.

Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.

De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.

Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?

Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração?

Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.)

E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.

Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.

Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.

O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos.

Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)

As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.

As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas correram duma para outra parte.

A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.

O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos.

Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.

O povo está esquecido da palavra de Deus. O salmista convida o povo a valorizar a palavra do Senhor: “Escuta, povo meu, o meu ensinamento: inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca; publicarei os enigmas dos tempos antigos”. Fazendo uma referência explícita ao abandono da palavra divina. Ele não quer que a nova geração viva sem a presença de Deus.

“Para que saiba a geração vindoura, os filhos que hão de nascer, e estes se levantem e contem também a seus filhos”.

Assim em nossos dias, não são poucos os jovens que desconhecem a palavra de Deus. Ignorantes das leis divinas mergulham no mundo de aventuras valorizando as coisas efêmeras, enaltecendo a beleza ilusória da carne, expandindo o império do maligno que os captura por sua vaidade.

Onde estão seus pais? Que se esmeram em educá-los para o luxo, a sobeba empurrando-os para a miséria espiritual e privando-os da humildade e do respeito às leis divinas.

Estão muito ocupados em ganhar o vil metal, empenham suas almas na conquista de montanhas de riquezas materiais, esquecendo-se que é preciso alimentar o espírito com fortaleza, coragem e respeito ao divino.

Se quisreres fazer do teu filho uma pessoa egoísta, incapaz e orgulhosa, experimenta fazer-çhe todas as vontades sem medir obstáculos. Ele verá que é muito “fácil” conseguir seus menores desejos atendidos. Espera quando a vida com suas reviravoltas, colocar tue filho diante de uma prova mais difícil, ele não estará preparado para vencer os obstáculos. Não foi instruído para tal.

É muito importante educar com amor, protecção e carinho, mas impondo limites a suas ações. Teu filho precisa aprender a respeitá-lo e também a sociedade. Se não lhe ensinar, o mundo o fará por falta de preparo.

Chorará em dobro, por ver teu filho perdido, e por nada poderes fazer.

Lembra-te dos dias de tua juventude e dos conselhos de teus pais que te valeram durane todas as curvas do teu camimho.

Assim Deus, nos mostra a cada dia pequenos ensinamentos, infeliz daquele que não capta suas mensagens, ficará para sempre preso ao pântano da inércia e da ignorância.

Buscar a verdade através da palavra de Deus é o inicio de um grande caminho, uma renovação de ideias, e um refrigério no fogo das tentações e ao calor das paixões que tenta nos consumir.

Louvemos a Deus durante nossa existência para que nossas sementes não morram antes de ser semeadas.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 25/01/2014
Código do texto: T4664736
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.