MUDE DE VIDA ENQUANTO É TEMPO!

Texto: João5.1-14

Tema: Mude de vida enquanto é tempo!

Introdução: Há milhares de pessoas com esperança de uma vida melhor em todas as áreas da vida, porém, esquece que as atitudes de hoje garante o futuro de amanhã.

Entenda que hoje é a única ferramenta disponível para mudar o amanhã. “Você jamais mudará a sua vida até que mude alguma coisa que faz diariamente. " Jhon Maxwell

Vamos aprender algumas coisas importantes neste texto que lemos:

1ª Enfrente a realidade do tempo. Vs 3

Todos desejavam mudar de vida, neste texto vemos- multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos ansiosos para mudar completamente a sua história. Curiosamente a mudança destas pessoas dependiam de uma ação milagrosa de Deus.

Vs4b. A Bíblia diz que o anjo descia em certo tempo. A mudança que Deus faz nas nossas vidas é dentro do tempo em que vivemos. O tempo é igual para todos, o anjo só descia em certo tempo.

Existe milhares de pessoas que estão na mesma fila, no mesmo lugar a espera que sua vida mude de forma extraordinária.

Para cada um de nós existe uma oportunidade de Deus no tempo para mudar de vida.

Ef5.16 Remindo o tempo porque os dias são maus.17 Por esta razão, não tornei insensatos, mas procurai compreender qual a vontade de Deus.

Remindo o tempo quer dizer: “Fazer o melhor de cada oportunidade”.

Os gregos definem assim: O tempo de hoje é visto como oportunidade, cheio de possibilidades de realizações ou perdas ressentidas.

Porque devo valorizar o tempo:

a) Tempo é vida – Não desperdice sua vida.

b) Tempo é dinheiro- Não jogue fora.

c) Tempo é produtividade- Não pare de produzir.

2º Procure sair da zona de conformismo.

Vs5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.

Existem pessoas que acostumaram viver no conformismo e não almeja mudança porque isto parece ser impossível de acontecer.

RM12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Não deixe que sua vida fique paralisada por muito tempo, mude enquanto é tempo.

Algumas barreiras que impediram aquele paralítico de ter uma vida mudada.

• Minha vida não tem mais solução- o conformismo deixa a pessoa pessimista.

• As circunstâncias regeram sua vida- Não procurou alternativa.

Não se conforme, mude de vida em nome de Jesus. Há esperança para nós!

3º Nunca espere pelos outros de o primeiro passo.

Vs6.Jesus vendo o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?

A pergunta de Jesus parece não ter muito sentido, o homem estava tentando ser curado há 38 anos, é claro que ele desejava ser curado.

Jesus queria saber se realmente desejava ser curado- existe muitas pessoas que deseja mudar de vida mas não assume a responsabilidade pelo seu estado atual.

Resposta do paralítico- Senhor não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada, pois enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

Porque muitas pessoas não conseguem mudar de vida? Porque justificam as circunstâncias e não querem assumi-las.

• Eu não tenho ninguém- Falta generosidade neste ciclo de pessoas que eu vivo.

• Não consigo chegar a tempo- sempre existe alguém que chega primeiro que eu.

• Não tenho família- minha família me abandonou.

Esse homem estava dizendo não consigo mudar de vida.

Vs8. Jesus lhe disse: Levanta-te, toma teu leito e anda.

O alvo era chegar no momento que as águas agitassem logo seria curado, durante 38 anos esperou por isso. Curioso, não entrou no tanque “milagroso” – Jesus apenas disse: Levanta-te, toma teu leito e anda.

Há pessoas que desejam uma transformação milagrosa, porque mudar de vida sempre irá requerer de nós sacrifício, se encontramos uma forma mágica que evite o sacrifício esse lugar de certeza terá muitas pessoas na fila de espera.

Vs14 Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado, não peque mais, para que não te suceda coisa pior.

Afinal de conta, vemos que na vida deste homem havia problemas que ele não revelou.

“O futuro não depende de circunstâncias e sim da forma que você enxerga no teu coração”.

“ A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos”.-Norman Cousins-

Conclusão: Procure mudar suas atitudes e verás diferenças naquilo que você faz. Jesus muda qualquer pessoa desde que haja querer.

Pastor Wagner Filho