SOBRE VIDA A DOIS - 3 ...


 
No texto anterior: SOBRE MATRIMÔNIO – 2... (Que transcrevo abaixo), disse:

Na condição de pastor, algumas vezes sou convidado para falar alguma coisa sobre o assunto, tanto aos noivos que estão se preparando para iniciar a vida a dois, quanto no momento em que saem do fórum e querem que algum ministro do evangelho declare as bênçãos de DEUS sobre o casamento civil que o juiz realizou, etc...

ASSIM, resolvi postar alguns textos com observações sobre essa questão...

Inicialmente, diria que, O CASAMENTO não é o mar de rosas ou a tragédia que a sociedade impõe por livre e espontânea pressão... Antes foi uma instituição de DEUS e, como tal existirá até o final dos tempos, podendo ser bom (ou não) dependendo da forma como se olha para essa instituição de DEUS...

É através do casamento que a espécie humana se reproduz e, sem o casamento entre um homem e uma mulher (como a sociedade atual quer), a espécie humana se acabaria – por falta de novas pessoas (filhos)...


Continuando, direi que: A sociedade pós–moderna, que costumo chamar pós–superficial, por um lado, tem dito que o casamento é uma instituição falida e por outro lado, introduziu componentes como uma festança, cerimônia religiosa, etc, que somente está servindo para dar lucros financeiros a espertos que faturam alto em cima de pessoas incautas...


AGORA, considerando que se faz necessário pensar de forma racional (= inteligente), considerando que isso faz com que a sociedade cresça e se desenvolva...



Continuando o assunto, direi: O assunto é polêmico e, a forma de evitar brigas (com quem tenha opinião diferente da pessoa), foi adotarem o princípio seguinte: Sobre política, religião e futebol não se discute... ASSIM, a sociedade evita também pensar de forma racional, pois antes de qualquer coisa quem é metido a intelectual considera se a questão teria a ver com alguma das três coisas (política, religião ou futebol) e, todos seriam felizes para sempre...


O problema é com polêmicas ou sem polêmicas, sem pensar de forma racional (=inteligente), as vezes não se discute sobre uma questão de interesse geral – como casamento por exemplo...

ASSIM, as pessoas (a sociedade) evitou brigas por causa de uma questão como casamento e, daqui a alguns anos, certamente, dirão, mas porque ninguém alertou sobre as conseqüências???


POR ISSO, mesmo correndo o risco de ser tachado de fanático religioso, fazendo uso do direito de expressar o que penso, quero tecer alguns comentários, além dos dois textos já postados (SOBRE CASAMENTO... e SOBRE MATRIMÔNIO 2...):


PRIMEIRO: Conforme o Dicionário da Bíblia Almeida, é uma instituição divina pela qual um homem e uma mulher se unem por amor numa comunhão social e legal com o propósito de estabelecerem uma família (Gênesis 1:26–27).

O assunto, muito embora seja polêmico, na condição de cristão, entendo que seja uma instituição divina e, muito embora quem não seja cristão tenha direito de dizer que não é, está sujeito as mesmas conseqüências (se acontecer como pensa o cristão)...

SE o casamento fosse uma instituição do ser humano, há muito teria deixado de existir, assim como nenhuma sociedade do passado conseguiu ultrapassar a barreira do tempo, exceto Israel que foi uma sociedade formada especialmente por DEUS... Quer a pessoa seja cristã ou não, sabe através de estudiosos, que impérios do passado deixaram de existir (como o império romano dos dias de JESUS) ou os impérios persa, grego, etc....

SEGUNDO: O CASAMENTO não é o mar de rosas ou tragédia que a sociedade impõe por livre e espontânea pressão... Antes foi uma instituição de DEUS e, como tal existirá até o final dos tempos, podendo ser bom (ou não) dependendo da forma como olhamos para essa instituição de DEUS...

É através do casamento que a espécie humana se reproduz e, sem o casamento entre um homem e uma mulher (como a sociedade atual quer) a espécie humana se acabaria – por falta de novas pessoas (filhos)...

Suponhamos que a sociedade continue com o modelo atual, onde pessoas do mesmo gênero poderão formar uma união civil, imaginemos o que acontecerá daqui a uns vinte ou trinta anos??? Teremos uma sociedade de pessoas idosas, pois conforme o modelo social (aprovado por homens, o casamento passa a ser uma instituição constituída por pessoas do mesmo gênero – no primeiro momento um avanço ou como se diz, uma evolução; no segundo momento (daqui a duas ou três décadas), motivo de lágrimas, pelas leis aprovadas nos últimos, anos onde algo como o casamento deixa de ser uma instituição divina e passaria a esfera do ser humano...

Lembro, que isso é uma opinião pessoal minha... Quem quiser tem direito de pensar diferente (por isso tenho direito de pensar como penso), agora uma coisa será certa: As conseqüências serão as mesmas pra mim e pra outras pessoas... E, tem mais: Pela lógica, assim como falo sobre DEUS (pelo que está revelado na Bíblia), será bom que a pessoa que se diz contra DEUS, conheça sobre o que diz ser contrário...

É fácil ser contra ou a favor de algo que não conhece...

TERCEIRO: Quando se une a alguém, é preciso entender que está assumindo TAMBÉM coisas abstratas que estão enraizadas na outra pessoa (como os costumes que foram sendo assimilados ao longo da vida)...

ASSIM, entendo que algumas vezes a pessoa passa a reclamar do cônjuge, coisas que devia ter pensado melhor antes... É assim que algumas vezes se diz que o casamento acabou porque o amor acabou... Imagine se o amor de DEUS pelo ser humano acabasse...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 14/01/2014
Código do texto: T4649150
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.