Meditando a Liturgia da Festa de São Marcos


Marcos não conheceu Jesus pessoalmente. Foi discípulo de Pedro conforme vemos na 1ª leitura da Liturgia de hoje (I Pd 5, 5b-14)e também de Paulo, inclusive ele acompanhou Paulo na sua primeira viagem evangelizadora.
Marcos foi o primeiro Evangelista, isto é o primeiro a escrever o Evangelho. Os outros Evangelhos vieram depois e até tiveram o de Marcos como fonte, daí a grande importância dele para a Igreja Cristã.
A carta de Pedro a que temos como 1ª leitura, hoje, traduz a vida dos primeiros cristãos: ”Revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” Ele ainda diz: é Ele que cuida de nós, olha por nós, está presente em nossa vida. É nesta certeza que resistimos ao mal, ao demônio. Isto prova o amor do senhor por nós. E o salmo de hoje, o 88 diz: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor. E justamente por haver pessoas que cantaram, falaram, anunciaram o amor Deus é que chegou até nos o Evangelho, a doutrina de Jesus, os seus ensinamentos.
Marcos nos diz no Evangelho da liturgia de hoje (18,15-20) que o próprio Jesus disse aos seus discípulos: Dirijam-se ao mundo inteiro e anunciem o meu Evangelho a toda criatura. Ele sabia que seriam necessários sinais para que as pessoas acreditassem e por isso deu aos primeiros discípulos e a todos os crêem, inclusive a mim e a você que me lê o poder de expulsar demônios, em nome de Jesus; de falar novas línguas (o dom de línguas); de pegar em serpentes ou beber veneno mortal sem nada nos acontecer; de impor as mãos sobre os doentes para que eles sejam curados. Ele nos deu este poder antes da sua ascensão ao céu mas garantiu que estaria conosco até a consumação dos séculos.
O Senhor convida a cada um de nós a ir evangelizar e Ele nos dá o poder de realizar os sinais e de sermos sinais. Ele vai nos dar força para resistir ao mal e permanecer n’Ele apesar das fraquezas e das quedas. Ele está conosco e nos anima a ir em frente, a ir evangelizar, a ser um sinal de Deus, uma testemunha de Jesus aonde quer que estejamos.Muitas vezes é preciso largar tudo, carregar a cruz, se fazer servo, mas temos uma certeza: a nossa recompensa é a vida eterna. 

Com som em:

http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=463261