SALMO 39

SALMO 39

Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.

2Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou.

3Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua:

4Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.

5Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.)

6Na verdade, todo homem anda numa và aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.

7Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.

8Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos.

9Emudeci; não abro a minha boca, porquanto tu o fizeste.

10Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.

11Quando castigas o homem, com repreensões por causa da iniqüidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade. (Selá.)

12Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais.

13Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não seja mais.

Neste salmo, verificamos como é importante nos calarmos diante da presença de pessoas más. A explicação é que por possuírem maldade em sua alma, usarão das nossas palavras para atentarem contra nós.

Nesses momentos, mesmo que a língua queira sair teimosamente da boca. Temos que aprender a nos calar, para que não tenhamos motivos mais tarde para nos arrependermos da imprudência de um momento de descontrole.

Isto aplica-se diretamente sobre as respostas que costumamos dar quando somos ofendidos e queremos dar o troco na mesma moeda.

Quem perde? Aquele que rebate a ofensa da mesma forma, iguala-se em maldade ao seu oponente, e dá-lhe a satisfação de ver que estamos no mesmo nível, quando tendo conhecimento da baixeza e da vilania destes propósitos, melhor manter-nos calados e se possível retirar-se do local.

Existem situações e conflitos que podem ser evitados a qualquer custo. Sabemos que as palavras após sairem de nossos lábios, ganham força e poder. Então, não sejamos nós que buscamos constantemente manter em nossos corações a chama do Senhor, que iremos destruir em um momento de insensatez toda a obra de Deus que habita em nós.

Temos que buscar a sabedoria na pratica de nossas ações diárias. É um trabalho meticuloso, que exige coragem de nos despirmos de todos os lindos vestidos que engalanam o prazer de nossos olhos e exerce grande fascínio por sua maciez em sua pele, e também pedir a Deus força e coragem todos os dias, para não concedermos espaço à tentação, ao vício, e a todas as coisas negativas que possam prejudicar nossa evolução.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 14/12/2013
Código do texto: T4612205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.