Cristo não morreu em vão

Não anulo a graça de Deus; se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. Gálatas 2:21

Esta aqui um versículo chave sobre a "GRAÇA", em que Paulo mostra claramente, sem possibilidade de interpretações diferentes, que querer viver a lei e viver o sistema judeu para alcançar a justiça de Deus, a fim de agradá-lo é o mesmo que anular a graça é o mesmo que dizer que Jesus morreu em vão!

A carta aos gálatas, especialmente o capitulo 2, trata de assunto serio e atual. neste texto Paulo repreende Pedro ao ponto de dizer Pedro não "procedia corretamente segundo a verdade do evangelho" Gl 2:14, então ele afirmou que Pedro estava errado, e que não estava no verdadeiro evangelho; então: Qual foi o erro de Pedro? Qual é o falso e o verdadeiro evangelho?

1- O erro de Pedro é que mesmo apos ele ter entendido que é pela graça que todos são purificados, e que a lei que era "dos judeus e para os judeus" agora fora trocada pela graça "que é por Cristo e para todos" At. 10. Apos esta revelação ele tornou a edificar o que foi destruído (antiga aliança) Vs 18 Pedro comia com os gentios, e ao chegar os crentes judeus que não desligaram do judaísmo, pois pregavam cristo e a lei, ele se afasta (disfarçou) temendo o que os judeus pudessem pensar; Paulo o repreende diante de todos, Vs 14.

2 - Ao discursar e repreender Pedro, Paulo esclarece sobre a lei e a graça, e explica qual é o falso e o verdadeiro evangelho. O falso nesse contexto é o evangelho que não desligou da antiga aliança, sabendo que a lei foi incapaz de aperfeiçoar o homem Hb 7:19, daí a necessidade de uma nova aliança, o homem não conseguia cumprir os mandamentos e as leis, pois eram de fora pra dentro, a graça nos fez cumprir em Cristo de dentro pra fora, foi escrita em nosso coração Hb 7:16,17,18 (não se mudou uma vírgula, pois foi cumprida toda no calvário, quando tomou nosso julgo, cumpriu por nos), Jesus não foi contra seu Pai, Ele revogou a lei, pois Ele é o próprio Deus; 12 vezes Jesus declara que ele é Deus quando diz EU SOU, Ex: Mas vos, perguntou ele, quem dizeis que “Eu Sou”?; Lc 9:20. “Eu Sou” o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Ap 1:8. Para confirmar que Jesus é o próprio Deus é só lembrar que no monte Horebe Moises pergunta o nome de Deus para dizer ao povo, e Ele responde: assim dirás “EU SOU” me enviou... Ex 3:14.

Respondendo a segunda pergunta o falso evangelho é aquele que prega: Leis, ordenanças, julgo benção e maldição, medo e as recompensas por obedecer (promessas), neste ultimo esta a resposta por que em plena graça se prega a antiga aliança?

Para responder o falso temos a verdade; sobre leis, ordenanças e julgo, foram anulados por Cristo no calvário! Sobre benção e maldição, “JÁ nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Rm 8:1. “Jesus em sua morte na cruz tornou-se maldito em nosso lugar” Gl 3:13 no sistema benção e maldição ao pecar, mesmo que se arrependesse as maldições viriam Ex: Davi e outros, agora ao arrependermos-nos não acontece isso, o sangue do Cordeiro nos lava e justifica! Sobre o medo, foi trocado pela fé, graça e amor, “eu creio recebo a graça que gera em mim o fruto do amor e assim consigo cumprir a vontade de Deus, pois o Espírito Santo abita em mim” então não faço nada por lei, medo ou culpa, se ajudo o irmão é por amor, se oferto é por ação de graça, se dizimo é por amor a obra, não por necessidade, ganância ou medo, pois não posso mais observar a lei (não posso anular a graça). E por fim sobre as recompensas e promessas, foram trocadas por superiores promessas, não são mais materiais, como terras, multiplicação de bens, posses, riquezas, fartura de comida, vestuário e bebida, Deus não se contradiz, Jesus afirmou que não devemos buscar essas coisas... Mt 6:31 a 34, não acumuleis tesouros na terra... mas ajuntai tesouros no céu..Mt 6:19,20,21. então que promessas superiores são essas? A salvação, a eternidade, o Espírito Santo, que desceu no dia de pentecostes que fora prometido desde os patriarcas e abita que em nos At 2:17, nos fazendo superar as aflições, suportar as perseguições Rm 8:18, alegrar em meio a dor, amar o inimigo Rm 12:14, amar ao próximo (assim cumpre toda lei Rm 13:8) ser um soldado de Cristo (todas essas coisas que Paulo viveu e ensinou), com essa armadura do Espírito nosso destino será o céu, com ela lutaremos para levar muitas almas.

E por isso que devemos lutar contra o falso evangelho, porque ele tenta sufocar o verdadeiro, mas o Senhor esta e vai levantar homens corajosos para falar a verdade a tempo e fora de tempo a fim de firmar o grande avivamento que a igreja precisa e passara para que possa estar apta a subir nos ares e encontrar com Aquele que É, que era e que há de vir, nosso Redentor Jesus! Somos frutos do Sacrifício perfeito eficaz e definitivo, portanto estamos vivendo a graça! E não a lei.

(ESTUDO SOBRE A GRAÇA. CÉSAR MARCUS 2013)

Pela graça somos filhos, e filho obedece por amor, não por lei ou medo!

César Marcus
Enviado por César Marcus em 05/12/2013
Código do texto: T4600023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.