A TRANQUILA E SUAVE PRESENÇA DE DEUS – 3 ...


 
Considerando que uma das maiores dificuldades para entender a mensagem de DEUS tem sido a falta de compreensão do contexto, queremos explicar o que significa o livro de Reis dentro da situação de Israel...

ELUCIDAÇÃO:

Conforme o Manual Bíblico SBB, REIS (eram originalmente) um único livro (e não 1 e 2 Reis), começando no ponto em que terminou 1 e 2 Samuel, abrangendo os quatro séculos seguintes da história de Israel.

O registro (da história) começa com um reino estável e unido sob a liderança firme de um rei e termina com o colapso total e a deportação em massa para a Babilônia.
É uma história sombria, e o autor sabe muito bem qual o moral que ela transmite: DEUS é o SENHOR da história, ativamente envolvido nos assuntos humanos. Quando o povo e seus líderes o buscavam e obedeciam às SUAS leis, resultavam paz e prosperidade. O desastre político e econômico tomou conta de Israel e Judá como consequência direta do enfraquecimento da moral e da religiosidade da nação.

Para fins de estudo: O Primeiro Livro dos Reis pode ser dividido em três partes:

1. Reinado Glorioso de Salomão (sucessor de Davi);

2. O Reino Dividido e ação profética de Elias;

3. Reis de Israel e Reis de Judá;

Da Segunda parte do livro, selecionamos o texto lido para reflexão sobre o tema: O CÍCIO TRANQUILO E SUAVE DA PRESENÇA DE DEUS...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/11/2013
Reeditado em 25/11/2013
Código do texto: T4586145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.