O CÍCIO TRANQUILO E SUAVE DA PRESENÇA DE DEUS (2) ...


 
Entendo que DEUS pode falar quando (e como) ELE quiser... Por isso, em nossa época o barulho do ser humano o faz viver sem sintonia alguma com DEUS:

Está escrito:

Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, DEUS dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a TUA aliança, derribaram os TEUS altares e mataram os TEUS profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar–me a vida.

Disse–LHE DEUS: Sai e põe–te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto,

Depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave.

Ouvindo–o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs–se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Ele respondeu: Tenho sido em estremo zeloso pelo SENHOR, DEUS dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a TUA aliança, derribaram os TEUS altares e mataram os TEUS profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar–me a vida.

Disse–LHE o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel–Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

Quem escaparà espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú; Eliseu o matará.

Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

(1 Reis 19:9–18).


ELUCIDAÇÃO:

Conforme o Manual Bíblico SBB, REIS (eram originalmente) um único livro (e não 1 e 2 Reis), começando no ponto em que terminou 1 e 2 Samuel, abrangendo os quatro séculos seguintes da história de Israel.
O registro (da história) começa com um reino estável e unido sob a liderança firme de um rei e termina com o colapso total e a deportação em massa para a Babilônia.
É uma história sombria, e o autor sabe muito bem qual o moral que ela transmite: DEUS é o SENHOR da história, ativamente envolvido nos assuntos humanos. Quando o povo e seus líderes o buscavam e obedeciam às SUAS leis, resultavam paz e prosperidade. O desastre político e econômico tomou conta de Israel e Judá como conseqüência direta do enfraquecimento da moral e da religiosidade da nação.

Para fins de estudo: O Primeiro Livro dos Reis pode ser dividido em três partes:

1 . Reinado Glorioso de Salomão (sucessor de Davi);

2 . O Reino Dividido e ação profética de Elias;

3 . Reis de Israel e Reis de Judá;

Da Segunda parte do livro, selecionamos o texto lido para reflexão sobre o tema: O CÍCIO TRANQUILO E SUAVE DA PRESENÇA DE DEUS...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 29/10/2013
Código do texto: T4547562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.