Lágrimas no odre de Deus
Lágrimas no odre de Deus
Sl56.8
Introdução: Queridos nossas vidas é marcada por momentos felizes, mas também temos tristezas e muitos sofrimentos, entretanto nossas dores são transformadas em lágrimas, quando o sofrimento é demasiadamente pesado nós não conseguimos expressar nossos sentimentos, nesta hora as lágrimas falam quando eu e você não estamos em condições de falar. Davi aprendeu que nossas lágrimas têm muito valor perante Deus. As suas lágrimas estão guardadas no odre de Deus.
Odres são vasilhas feitas de couro de animal, pele de cabrito ou cabra. Camponeses asiáticos utilizam odres para guardar substâncias tanto sólidas quanto liquidas. Por segurança, os odres são pendurados no telhado ou nas paredes de suas humildes habitações. Quando o fogo é acesso nessas casas, por falta de chaminés, o ambiente se enche de negra fumaça, que envolve os odres, tornando-os escuros, encolhidos e mais firmes em sua resistência.
Vejam algumas considerações abaixo:
1º Cantinho das lágrimas.
Todos temos um lugar onde derramamos as nossas lágrimas perante Deus, esse lugar é totalmente privado. Porquê esse lugar deve ser privado? Porque neste solo onde as suas lágrimas são derramadas revelam quem realmente você é, e mostram seus sentimentos que você não compartilha com ninguém.
MT6.5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
As suas lágrimas serão recompensadas por Deus, o que você está passando em secreto no seu interior Deus lhe vê, essas lágrimas está sendo recolhida no odre de Deus.
Davi sabia que Deus recolhia suas lágrimas.
Sl6.6 Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito.
Sl119.83 Já me assemelho a um odre na fumaça, contudo não me esqueço dos teus decretos.
2º Deus chega quando ele ver que suas possibilidades e esforços se esgotaram.
Gn21. 15 E consumida a água do odre, Agar deitou o menino debaixo de um dos arbustos,16 e foi assentar-se em frente dele, a boa distância, como a de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. Assim sentada em frente dele, levantou a sua voz e chorou.17 Mas Deus ouviu a voz do menino; e o anjo de Deus, bradando a Agar desde o céu, disse-lhe: Que tens, Agar? não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.18 Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação.19 E abriu-lhe Deus os olhos, e ela viu um poço; e foi encher de água o odre e deu de beber ao menino.
O odre de Agar estava vazio, sem nenhuma condições de sustentar o menino , mas no odre de Deus havia muita água ou seja lágrimas de sofrimento e desespero.
3º Casa do Senhor lugar de encher o odre de Deus com lágrimas.
1Sm1. 7 E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.8 Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos? 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito,11 e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.12 Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;13 porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada,14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Cada vez mais precisamos derramarmos na presença de Deus e declarar aquilo que nós sentimos, enche seu odre, que Deus virá recolher as suas lágrimas.
Ana por tanto chorar- derramou muitas lágrimas- Deus atendeu a petição de Ana. Deus entende seus sentimentos na integra.
4º Estamos enchendo o odre com coisas extremamente pessoais e não estamos chorando pelas coisas espirituais.
O que esta faltando no nosso odre?
a) Lágrimas de intercessão. Jr7. 16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes; pois eu não te ouvirei.17 Não vês tu o que eles andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém?
b) Lágrimas de inconformismo. Jr8. 8 Oxalá que eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece dentro de mim.19 Eis o clamor da filha do meu povo, de toda a extensão da terra; Não está o Senhor em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram a ira com as suas imagens esculpidas, com vaidades estranhas?20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
c) Lágrimas de compaixão Lm2. 11 Já se consumiram os meus olhos com lágrimas, turbada está a minha alma, o meu coração se derrama de tristeza por causa do quebrantamento da filha do meu povo; porquanto desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade.12 Ao desfalecerem, como feridos, pelas ruas da cidade, ao exalarem as suas almas no regaço de suas mães, perguntam a elas: Onde está o trigo e o vinho?
5º Sua festa será de alegria e abundância.
Não viva uma via de artista, aparentemente está tudo bem mas por dentro está só a rapina.
Jesus foi convidado para uma festa que faltou o vinho( símbolo de alegria e felicidade e abundância) as vezes a nossa festa está faltando o de melhor Jesus.
Jo2. 7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus vai transformar sua festa, sua vida em alegria, era isto que o salmista Davi havia entendido. Passamos por varias coisas mas o Senhor conhece todas as nossas lágrimas.
Conclusão: O sofrimento cria em nós mais resistência, assim como odre na fumaça ele se encolhe, quando passamos por lutas encolhemos, mas dentro de nós encontramos força para superar as dificuldades. Jesus está sempre ao nosso lado, não tenha de medo de chorar aos pés de Jesus, chore, chore, chore e Jesus lhe ouvirá.
Amém.