Andando Pelo Deserto
São 3:11 da manhã, Deus me ordenou que me levantasse para escrever o que Ele me mostra.Hoje é primeiro de setembro de 2013. Tenho escrito e publicado poemas, pensamentos, orações, frases e canções no site Recanto das Letras, no entanto não me atrevo a pregar a Palavra de Deus em forma de poesia, pela seguinte razão:
Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Não é nada poético o uso de uma espada como esta, ela é viva, e isto não é simbólico.
Mas vou falar sobre algumas pregações poéticas, que costumo chamar também de Oba,Oba,parece mágica, tudo acontece sem problema, as pessoas aprendem a usar uma maquiagem espiritual, mostram uma fé que não têm, uma paz que não têm, e são levadas em volta por todo vento de doutrina, vivem e são totalmente vazias.Vou dar nomes aos bois:
quando se diz:Há desertos que você tem que enfrentar sózinho. Vamos à Palavra de Deus: Abraão enfrentou esse tipo de situação e triunfou, seu parente Ló, enquanto andava com ele era tão próspero e abençoado que os servos de ambos confundiam os rebanhos de um e de outro, então Abraão propôs:Gênesis 13:9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda. Ló tolamente escolheu e foi habitar entre os sodomitas, só que o problema aqui não está com os sodomitas, mas sim com o fato de ter se apartado do escolhido de Deus que era Abraão, e o resultado foi catastrófico, Ló só sobreviveu porque o próprio Abraão intercedeu por ele, e mesmo assim, apenas sua vida e a de suas filhas foi recuperada de Sodoma e Gomorra,sua mulher e suas riquezas que o tiraram da companhia do ungido de Deus pereceram, hoje acontece o mesmo, pela intervenção do escolhido do Senhor as pessoas se recuperam, tornam-se bem sucedidas e como Ló se ensoberbecem,e esquecem por meio de quem vieram as bênçãos, acham que podem enfrentar desertos sózinhas, o deserto de Ló se deu em meio às campinas verdejantes de Sodoma e Gomorra,que Deus transformou em cinzas.
Outro exemplo é o de Moisés que escapando do infanticídio decretado no Egito, foi criado dentro do palácio real, na prática e sob condições humanas, não teria a menor chance de sobreviver no deserto, mas Moisés não era apenas chamado, era escolhido, e foi parar no deserto, e lá esteve por quarenta anos. Regressou tirando o povo do Egito, que ao chegar novamente ao deserto, os milhares de Israel incluindo o próprio Arão, não permaneceram fiéis a Deus na curta ausência de Moisés por apenas quarenta dias e quarenta noites, para um povo que estava sendo liberto de quatrocentos anos de escravidão no Egito, e que viu a mortandade dos primogênitos egípcios, viu o mar vermelho se abrir calculo eu que seria moleza aguardar a volta de Moisés durante quarenta dias, mas não, o ungido de Deus estava ausente, o vaso escolhido condutor das bênçãos do Senhor se ausentara e todo o povo tolamente atribuiu terem sido libertos da escravidão do Egito pela obra de suas mãos: uma estátua de bezerro de ouro.Mais um exemplo, há vários, escolhi alguns.
Davi sobrevivia no deserto, cuidando de umas poucas ovelhas:
#I Samuel 17:28 Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto?#
Saul fôra ungido por Samuel para ser Rei, no entanto estava enfrentando um deserto talvez como o seu: Afronta, Vergonha, Impotência, e Humilhação por parte do gigante Golias. Veja que havia a unção de Rei sobre Saul, mas não a unção de vaso escolhido do Senhor, após Samuel ungir a Saul o mesmo ainda continuava sob a dependência da unção que estava sobre Samuel, ao qual aliás por se ver como rei, Saul se achou em condições de desobedecer, e ao desobedecer a ordem do Senhor dada por Samuel, foi rejeitado por Deus, e nem a intercessão de Samuel em seu favor conseguiu fazer com que Deus tornasse atrás. Mais uma prova que mesmo tendo tal unção, Saul não pode sobreviver ao deserto de reinar sobre Israel sózinho, e agora também não podia enfrentar o deserto da aflição chamado Golias.
Mas Davi era escolhido, não precisou da palavra através de Samuel para derrotar o gigante, e o fez com uma pedra.
Então Saul pensou que seu deserto de reinar ficara viável e passou a ter inveja e ciúmes de Davi, tentando, matá-lo inclusive.
Enquanto Davi estava no palácio real, um espírito atormentador se apoderava de Saul, e Davi tangendo sua harpa fazia com que o epírito se abrandasse, mas ao se intensificar as perseguições de Saul contra Davi, tendo Davi sido expulso do palácio real, o resultado final foi que Saul acabou se suicidando.
Poderia citar muitos outros desertos,o de Ezequias por exemplo que tendo orado e chorado diante do Senhor mesmo sendo rei de Israel, dependeu da palavra do profeta Isaías para que a resposta à sua oração se cumprisse.
Mas vamos ao Novo Testamento: João Batista enfrentou o deserto sózinho, Jesus também, no entanto aos discípulos, Jesus os enviou de dois em dois, Felipe enfrentou o deserto sózinho, mas foi conduzido até lá pelo próprio Espírito Santo e com o único propósito de salvar o eunuco etíope.
Paulo e Silas andaram juntos, Paulo e Barnabé, Silas e João Marcos.
Imagine você como deve andar, talvez um ungido de Deus tenha sido enviado a você, e seu deserto ficou fácil de atravessar, nem parece agora que era tão ruim assim, não é mesmo? Cuidado, há um inimigo a espreita
todas as bênçãos do Pai foram conquistadas em seu e em meu favor por Jesus, mas tais bênçãos só chegam até nós através dos escolhidos e ungidos para este fim, talvez você até tenha uma unção de Rei, não se esqueça; Saul e Ezequias também tinham.
Deus me manda dar outro exemplo que é o de Eliseu ajudante de Elias, ao saber que Elias o deixaria, sabia que não sobreviveria só, pediu porção dobrada do espírito de Elias:
II Reis 2:9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito.
Este versículo dá muita briga teológica, mas é como se Elias tivesse permanecido em espírito com Eliseu, note-se que ao atravessar o Jordão de volta, Eliseu usou o nome de Elias:II Reis 2:14 #Onde está o Senhor o Deus de Elias?tendo inclusive ferido as águas com a capa de Elias#. Sendo que Eliseu não desgrudou dele até que isto acontecesse como aconteceu. Já o ajudante de Eliseu teve destino diferente, achou que poderia enfrentar e seguir por conta própria, aceitou os presentes de Naamã, contraiu a lepra do mesmo, e Eliseu que ordenara a cura de Naamã, não pode ordenar a cura de Geazi seu próprio ajudante. Pelo contrário, Eliseu mesmo proferiu a palavra para que a lepra de Naamã se apegasse a Geazi e sua descendência.II Reis 5:27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve.
Sendo assim meu amado, cuidado, o pastor está como vaso do Senhor, Anjo da Igreja, o missionário ou apóstolo que te socorreu também, não se ache independente ou autônomo, a menos que olhando para sua vida você veja os mesmos frutos que são produzidos pelo vaso que te socorreu, caso contrário, não vá enfrentar desertos a sós não , porque pode ser desastroso e não haver outra chance pra sua vida.
Efésios 4:10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,
Em qual das categorias acima se enquadram seus frutos?
Hebreus 13:17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Deus te abençoe. 4:52hs