DEVEMOS ESQUECER O PASSADO.

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

Eis que farei coisa nova,e agora sairá a luz;porventura não a sabereis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.(Isaías 43:18,19)

Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. (hebreus-8:12)

*****************************************************

Muitas vezes nos deparamos olhando para nosso passado, lembrando de fatos ocorridos a tanto tempo e, ainda assim sentimos uma melancolia como se as agruras passadas tivessem ocorrido a pouco dias ou até mesmo minutos. Conseguimos até visualizar os momentos difíceis e lutas como a um filme triste que acabamos de assistir.

Há os que inclusive conseguem lembrar dos fatos com riquezas de detalhaes, palavras proferidas, trejeitos dos opressores, locais e datas e, assim muitas vezes machucamos nosso coração e abrimos uma brecha para a ação do maligno que está sempre atento e à espreita.

Lamentavelmente não somos propensos em arquivar fatos dolorosos e, em momentos de descuido espiritual tudo volta à tona para nos atormentar , perpassando em nossos retinas as mesmas dores que um dia nos acometeu, sentimos raiva, desejos de vingança ou ainda, quando somos os responsáveis pelas feridas abertas, uma dor aguda de culpa, em especial se ainda não liberamos o perdão , principalmente a nós mesmos.

Quando olhamos para o passado lembramos, além de nossos fracassos também os momentos de vitórias em que nos sentimos envaidecidos por àquilo que fizemos ou fomos, não justificando porém no presente essas lembranças, pois para o que passou ou se passou em nossas vidas já não é possível corrigir, melhorar ou evitar.

Existem ocasiões em que vagamos pela escuridão do pretérito e tentamos em vão dizer àqueles a quem amamos o quanto lamentamos as discórdias, as brigas, as mentiras, o descaso e outros tantos pecados que infligimos ao nosso próximo, seja por ignorância, soberba ou orgulho.

Não devemos nos escravizar com nosso passado turbulento, onde as dores afloraram além de nossos corações e deixaram marcas indeléveis em nossos afetos ou pessoas próximas de nossas convivências.

O passado do qual escrevo não se refere àqueles vividos com momento de alegrias e vitórias e até mesmo das dificuldades pelos quais passamos, mas do passado nebuloso, longe da graça do Senhor..

O tempo antigo pelos quais passamos com problemas financeiros, moléstias, carestias de uma forma geral, esse sim deve ser lembrado pois trata-se de uma forma de agirmos de forma mais adequada com o aprendizado que adquirimos e, por sua vez determos o conhecimento para poder contornar situações adversas que possam nos advir.

O passado tenebroso, onde a ira aflorou e fizemos inimigos, esse sim, deve sair de nossa lembrança para que não tenhamos que sofrer novamente.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)

Esqueçamos portanto de nosso passado de iniquidades, pois o Senhor já disse que deles não lembrará mais.

Sigamos sempre com fé, vivendo as alegrias do presente, suportando as lutas pelas quais temos que passar e permanecendo em oração diariamente, dando graças pela vida, dando graças pelas preciosas lições que aprendemos todos os dias e principalmente seguindo o exemplo de Cristo Nosso Senhor e Salvador.

A paz seja com todos.