O ENCONTRO DEFINIDOR

Em Atos 26.12, lemos que, um dia, quando estava a caminho de Damasco para oprimir e prender cristãos, Saulo foi envolto por um resplendor de luz mais forte do que a claridade do sol ao meio-dia, de modo que ele e os que o acompanhavam caíram por terra.

Ainda prostrado, Saulo ouviu uma voz, que lhe disse em hebraico: Saulo, Saulo, por que me persegues? E continuou: dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. Essa expressão era usada para referir-se aos animais capturados e presos com ferrões. Eles batiam ou mordiam os aguilhões, machucavam-se nos ferros, mas não conseguiam escapar deles. O Senhor usou essa imagem para alertar Saulo de que poderia continuar a perseguir os cristãos, mas isso não os deteria nem impediria a propagação do Evangelho. Além disso, o Senhor mostrava a Saulo que “dura coisa” (mau negócio) era afrontá-lO.

Saulo, então perguntou: Quem és, Senhor? Percebemos que ele não sabia de quem era a voz que ouvia, pois não a reconheceu. Entretanto, desejava conhecer quem lhe falava. A voz continuou: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Repare que Cristo considerou-se também perseguido junto ao Seu povo, pois quem O recebe como Salvador torna-se um com Ele.

No versículo 16, lemos: Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te aparecerei ainda. Jesus não Se referia apenas ao ato de Saulo levantar-se do chão. Aquelas eram palavras de encorajamento, pois, apesar da maneira vil e cruel como Saulo agira em relação ao povo de Deus, o Senhor Jesus estava derramando graça e boa vontade sobre ele.

O Senhor não intencionava vingar-se de Saulo pelas ofensas que este cometera. Ao contrário, Ele queria mostrar o Seu poder fazendo dele um ministro e uma testemunha do Evangelho. Saulo tornou-se apóstolo por vontade do Espírito Santo. Ele não foi um apóstolo da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos (Gl 1.1b). A função dos apóstolos era testemunhar o que tinham visto Jesus fazer durante Seu ministério terreno. Apesar de não ter vivenciado tal experiência, Saulo recebeu do Senhor Jesus o mesmo título.

Amém,

ELITE ADORADORA
Enviado por ELITE ADORADORA em 24/08/2013
Código do texto: T4449546
Classificação de conteúdo: seguro