SEPTUAGÉSIMA TERCEIRA AULA DE TEOLOGIA.

SEPTUAGÉSIMA TERCEIRA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

“Na primeira epístola de João ele afirma”: “Quem odeia seu irmão é um assassino”. “E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino”. (I João 3, 15). E ele afirma: “Quem disser que ama a Deus e odeia o próximo é um mentiroso. Pois, se não ama o próximo a quem vê, como pode amar a Deus a quem não vê?” O amor é o próprio Deus na pessoa visível de seu Filho Jesus. Quem vê Jesus, vê o Pai. Agora vemos Jesus pelos olhos da fé. Lembremos que Jesus afirmou a Tomé: [já foi explicado em aula anterior]. “Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto”. [Jo 20, 28-29]. Você não vê, mas sente a presença de Deus em si mesmo, nos outros seres semelhantes e em toda a criação. Quando acreditamos e compreendemos o que é amor, saberemos também quem é Deus.

O corpo da humanidade, na sua total dimensão, é Deus agindo em cada criatura visivelmente, pois, Ele é vida. Sem ele não há vida. A tecnologia, os milagres da medicina e nas indústrias; nas descobertas de vacinas contra doenças incuráveis, em qualquer descoberta nas ciências que o homem descobre para dar vida à humanidade, é Deus que está presente invisível para nossa compreensão e visível na pessoa ou pessoas do descobridor cientista agindo. Todos são pincéis nas mãos de Deus, porque Ele é o verdadeiro protótipo do amor e da criação; e nos amou primeiro de tal forma que enviou o seu filho Jesus para trazer a nós o projeto do Pai: A Boa Nova, os seus ensinamentos. E nos deu o maior presente: Destruiu a morte e ressuscitou, para que cada um de nós, pela sua ressurreição ganhasse a vida eterna ressuscitando como Ele. Mas é preciso viver como Ele viveu. “Sejam meus imitadores fazendo a vontade do meu Pai como eu; assim serão os meus discípulos”. E para ser seu discípulo tem que ter a fé não Nele, mas a fé Dele. E para ter a fé de Jesus é preciso viver como ele viveu. Viver em outra dimensão, fora desse mundo. Sem viver assim não há outro caminho para seguir Jesus, pois, para O seguir, terá que renunciar a si mesmo, isto é, suas ideias, seu mundo, seu egocentrismo, sua oração patológica e crenças supersticiosas, não fazer de sua caminhada atrás de um Cristo que faz milagres; e o milagre é viver a sua palavra se transformando em uma criatura nova fazendo à vontade de Deus, como fora Jesus.

Já foi explicada em outra aula o que significa o lava pés. Aqui nós continuaremos a explicação teológica que é muito rica nesse relato do lava pés. Jesus continua a lavar nossos pés: com a sua palavra, na eucaristia, na comunhão, nos sacramentos, [sinal de Deus], na liturgia da Paixão e na ressurreição. Jesus continua a lavar nossos pés, pois ele nos enviou o Paráclito, o Consolador, a fim de nos encher da sabedoria do evangelho, encher-nos de luz. É na adoração do Santíssimo Sacramento e na eucaristia que Jesus lava os nossos pés, pois, ele é a paixão, morte e ressurreição. [nos lavou pelo batismo e depois os pés no alto da crua]. É nessa ação da glorificação de Jesus é que sempre ele lava os nossos pés, isto é, lava os nossos pecados. Não podemos isolar a paixão e morte de Jesus da sua ressurreição. Ela é tudo do bem-querer de Deus que entregou o seu filho primogênito para doar a sua própria vida por todos nós terrestre. Jesus está sempre intercedendo ao Pai por todos nós; ele é a nossa ponte de união. Ele é nosso advogado, nosso caminho, verdade e vida. “Ninguém vem ao Pai senão por mim”. [Jo 14, 6]. Não há outro caminho, pois, ele é o caminho, isto é, a expressão da comunicação aos homens com Deus. “Sem mim nada podeis fazer”. Jesus é o nosso intercessor perante o Pai. Tudo que pedimos a qualquer santo ou santa é Jesus que recebe, pois, somente Ele é o advogado, o paráclito que liga o amor do Pai à humanidade orante. Nada vai diretamente a Deus sem passar por Jesus, porque Ele é o caminho que leva a Deus as mensagens de louvor, as preces e o rogo nosso. Ele é o meio de comunicação para o Pai; ele é a única verdade revelada aos homens de boa vontade. Ele é a vida e deu a própria para a salvação de todos: materialista, comunista, ateu, budista, maometano, judaísmo e todas as religiões, porque Ele é o salvador do mundo. [Da humanidade]. Todas as religiões buscam a verdade, mas somente Ele é a verdade. Jesus é a única exegese do Pai, a expressão do amor do Pai; a misericórdia do Pai e o esplendor divino de Deus. Jesus é tudo isso, porque foi ele que realizou milagres, que desafiou a ciência até os nossos dias, como por exemplo: cego de nascença, ressurgimento de Lázaro, caminhar sobre as águas, mandar que o vento e as águas do mar se aclamassem; somente ele é o Taumaturgo que o mundo conheceu. Porque ele e o Pai são uma só pessoa; porque somente Deus opera milagre. E o maior milagre foi ressuscitar e se ascender aos céus e, através do Paráclito, ele permanece entre nós como Deus Onisciente e Onipresente. Ele é o Deus vivo na “Eucaristia”. Ele é o alimento de nossa alma espiritual. “E sou o pão descido do céu. Quem come deste pão viverá eternamente.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 14/08/2013
Código do texto: T4433640
Classificação de conteúdo: seguro