SEXAGÉSIMA NONA AULA DE TEOLOGIA.

SEXAGÉSIMA NONA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

Filipe disse: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. Respondeu Jesus: “Há tanto tempo eu estou convosco e não me conheceste, Filipe, aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...” [Jo 14, 8-9]. Filipe, um dos apóstolos de Jesus, poderia ter feito essa pergunta para Jesus? Aqui o evangelista João faz uma catequese para a sua comunidade, [anos noventa], que ainda estava a duvidar se Jesus seria um profeta, o filho de Deus ou Deus. Filipe está representando a muitos que têm dúvidas de que Jesus é Deus. Filipe jamais fez essa pergunta para o mestre, pois ele já estava catequizado e doutrinado pelo Mestre, Jesus Cristo. Os evangelistas escrevem abreviadamente com figuras metafóricas. Somente o avanço da cristologia é que compreendemos as brevidades dos relatos escritos. Como por exemplo: Chama Mateus, chama Pedro e André, e outros numa brevidade que não se pode entender se não entender de teologia e cristologia. É claro que este chamado breve é muito longo, pois, Jesus já havia doutrinado a todos; e ao chamá-los já estavam todos cheios da sabedoria, e preparados; é como se diz, formados e informados; estavam prontos e decisivos para anunciar o evangelho. Jesus levou muito tempo ensinando-os a Boa Nova. É bem provável que Jesus se recolheu com os apóstolos numa verdadeira catequese por muito tempo. Veja que há trechos que Jesus enviou-o dois a dois para pregar o evangelho, porque eles já estavam cheios da sabedoria da palavra. Como se pode ver que a brevidade dos relatos é porque esse convite à queima roupa é porque estavam já preparados e chegou a hora de abandonarem tudo e seguir o Mestre. Quando forem pregar o evangelho não levarão nada. Nem mesmo mochila, nem duas capas. Foram desprovidos de tudo, porque já estavam preparados. É como nós hoje entendemos que o padre larga seus pais, sua casa e assume com firmeza e decisão de viver pelo evangelho a anunciar e denunciar as injustiças. Nenhum padre poderá assumir uma paróquia se não for ordenado, estudado teologia, liturgia, exegese e tudo que se diz respeito à doutrina cristã. A mesma coisa aconteceu com os apóstolos e discípulos de Jesus. Foram preparados por Jesus não de um dia para o outro, mas levaram bastante tempo para ficarem prontos, pois, “ninguém nasce pronto”. Não podemos pensar que Jesus sendo Deus, que foi daquele jeito mesmo como está abreviado o convite de Jesus a seus apóstolos, como está escrito nos evangelhos. É ser muito ingênuo quem pensar dessa maneira.

Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores [fará muito mais] do que estas, porque vou para o Pai. E tudo o que pedires ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei. [Jo 14, 12-14]. Aqui, nessa perícope, Jesus afirma que ele é o único advogado e intercessor perante o Pai. Ninguém tem poder perante o Pai a não ser Jesus Cristo e o Pai é glorifica no Filho, isto é, em Jesus Cristo. Aqui o evangelista João faz uma alta teologia da trindade. Jesus é o advogado, o paráclito, o intercessor, o mediador e Deus, pois Ele e o Pai são um só. Não há outro salvador da humanidade fora de Jesus.

O cristianismo não é religião de subida como o budismo, que o homem para se encontrar com Deus tem que subir. O cristianismo é de descida, isto é, Deus em Jesus Cristo está sempre em nós; o Espírito Santo desce cheio de luz para iluminar a Igreja, que somos todos nós, e governa a Igreja [clerical] para que esta governe bem e não será destruída pelo poder de satanás. [poder dos homens sem a luz do Cristo]. O Espírito Santo cumprirá a mesma missão de Jesus, que é também eternamente a ser: sustentáculo, advogado e intercessor. Ninguém se salva fora da Igreja, pois, [neste sentido] é Jesus a Igreja, a pedra angular; ele é a cabeça da Igreja [a rocha] e nós somos o seu corpo místico. “Eu sou a videira e vós sois os ramos e meu Pai é o agricultor”. [Jo 15, 1-8].

Jesus é a exegese do Pai. Nada de Deus se sabe senão por Jesus, pois ele é a revelação, o porta voz de Deus. Todas as religiões serão salvas por Ele que morreu e ressuscitou, venceu a morte e deu a todos a vida eterna. Jesus é o salvador Universal; Ele é a Igreja sustentada e governada pelo Espírito Santo. [Paráclito]. Por isso é que a Igreja, que é Jesus, se chama católica, isto é, para todos universalmente. Mas que todos sejam um [corpo místico em Jesus] como Ele e o Pai são uma só pessoa.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 10/08/2013
Código do texto: T4427730
Classificação de conteúdo: seguro