TRES PARÁBOLAS .

Jesus deixou-nos 3 parábolas que falam acerca daqueles que se perderam pelo caminho da vida (Lucas 15).

A primeira é da ovelha perdida, se alguém tem 100 ovelhas, mas perdendo uma delas, deixa as 99 no campo e vai atrás desta perdida até que venha a achá-la, chegando em casa cheio de júbilo, convoca amigos e vizinhos para se alegrarem com ele. Jesus nos explica que há festa no céu quando um pecador (ovelha perdida) se arrepende. Sabemos, assim, que existem pessoas que se perdem e precisam ser procuradas, achadas, e carregadas de volta, são aquelas que não conseguem voltar sozinhas, que estão perdidas sozinhas por caminhos perigosos e sendo atacadas pelo inimigo, talvez até feridas, doentes,, sem força alguma para sequer buscar o caminho de volta. Talvez estas se perderam por distração, por se afastar do rebanho, por alguma mágoa, por buscar atalhos na vida, estas precisam ser buscadas e cuidadas.

A segunda parábola é a da dracma perdida (um dinheiro da época), uma mulher que tinha 10 dracmas, que se perdeu uma dracma, acende a candeia, varre a casa e busca com diligência até a achar. Jesus nos ensina algo que se perde dentro de casa, ou mesmo até dentro da igreja, mesmo restando ainda 9 dracmas, esta mulher não se acomoda, antes de perder mais alguma, resolve procurar a que havia se perdido, mas procurar por si só pode não surtir efeito, precisa acender a candeia, a luz, além da disposição de varrer a casa, até encontrar esta dracma perdida, achando-a, esta a mulher convoca as vizinhas para se alegrarem com ela, e mais uma vez Jesus diz que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Entendemos assim, sobre alguém que se perde dos caminhos de Deus dentro da própria casa ou mesmo da igreja, talvez por causa de valores que se perderam nestes lugares, ou seja, estão em casa ou na igreja, mas estão perdidos, seus valores se perderam, e somente podem ser encontrados através de Jesus, que é a luz do mundo e da palavra de Deus, que é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos, depois fazendo uma varrição nas áreas onde necessário, tirando as dúvidas, os ventos de doutrinas, buscando com diligência até achar o que foi perdido.

A terceira parábola é a do filho pródigo, que tinha tudo em casa, mas um dia quis sua parte na herança do pai para viver sua vida em uma terra longínqua, seu pai permitiu a divisão da herança e que ele saisse de casa. Nesta terra desperdiçou toda sua riqueza, vivendo dissolutamente. Quantas pessoas saem de sua segurança do lar ou da igreja, para viverem suas vidas, achando que vão aproveitá-la, numa vida dissoluta, com bebedeiras, amigos falsos que estão por perto somente por causa de seu dinheiro, sexo, festas. Vivem assim, até que o dinheiro acabe, a saúde acabe ou os amigos o abandonem, aí se vêm sozinhos, sem estes amigos, e como na parábola houve grande fome naquela terra, o jovem começou a padecer necessidades, que o forçaram a ir trabalhar para apascentar porcos (trabalho imundo para os judeus que nem comem porco) e o pior, nem a comida dos porcos lhe davam para este jovem comer. Quantas pessoas vivem assim, depois de sairem da casa do Pai, ficam a mercê do inimigo que os leva a caminhos de perdição e destruição, hoje talvez estão na prostituição, nas drogas, no tráfico, no roubo. Enquanto há dinheiro acham que aproveitam a vida, mas não há nada que subexista por muito tempo quando se abandona a casa do Pai.

Este filho pródigo é um exemplo das pessoas que deixam entrar em seus corações coisas contrárias a vontade de Deus e as deixa crescer até que não suportam mais, então precisam realizar o desejo do seu coração, por isso o Pai permitiu a divisão da herança e que ele saisse de casa, sem falar nada, porque sabia que o coração dele já estava dominado pelo desejo de ir viver a vida de outra maneira. A parábola nos ensina esta permissão e também que precisamos deixar estas pessoas esgotarem completamente o que há em seus corações, até que um dia se vêm numa situação humilhante, insuportável e assim caiam em si que fizeram a escolha errada, e que na casa do Pai poderiam voltar a ter uma vida digna. O Pai sempre esperou o filho voltar, mas nunca foi atrás dele para buscá-lo, e quando o filho voltou, O Pai o reconduziu a posição de filho novamente, e fez uma grande festa para recebê-lo, pois o filho estava perdido e foi achado, estava morto (espiritualmente) e reviveu.

De toda forma nestes 3 exemplos, sabemos que as orações sem cessar por eles é de extrema necessidade por aqueles que os amam, pela familia e pela igreja. Por isso, não deixe de congregar nunca, mesmo estando fraco, continue, nunca pare de orar e clamar a Deus, jamais desista do caminho de Deus, nem desista das pessoas que estão fora do caminho. Se você tem alguém assim, que foi perdido, saiba da sua necessidade de firmar uma posição diante de Deus, para que estes perdidos não sejam destruídos pelo inimigo, e que a misericórdia de Deus os alcance, mas é você que tem que pagar o preço por eles, seja buscando os perdidos, seja buscando os valores perdidos dentro de casa, seja apenas esperando o filho voltar.

Fica na paz

ELITE ADORADORA
Enviado por ELITE ADORADORA em 01/08/2013
Código do texto: T4415326
Classificação de conteúdo: seguro