QUIQUAGÉSIMA TERCEIRA AULA DE TEOLOGIA.

QUINQUAGÉSIMA TERCEIRA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

Mateus, depois que escreveu as Bem-aventuranças, continua uma catequese com uma pastoral até o capítulo sete. [continuação das bem-aventuranças]. No capítulo oito começa os prodígios, milagres, [parábolas sobre o Reino], censuras aos judeus e relata o discurso sobre a parusia e escatologia até o capítulo vinte e cinco. No capítulo vinte e seis são relatos da Paixão e Ressurreição de Jesus. É esse relato que Mateus escreveu que iremos fazer uma exegese de tudo para o entendimento de cada perícope.

Jesus saiu do templo, virou as costas para ele, pois, profanaram a casa de oração, a casa do Pai. E foi para o monte das Oliveiras. Ao sair do templo os discípulos admirados pela bela arquitetura e fizeram-no apreciar as construções. Jesus, porém, respondeu-lhes: “Vede todas estes edifícios? Em verdade vos declaro: não ficará aqui pedra sobre pedra; tudo será destruído.” [Mt 24, 1-2]. Aqui Jesus, não somente profetizou a destruição do templo e toda a Jerusalém, como também a destruição do mundo. É a escatologia do juízo final. [catástrofe universal]. “Quando acontecerá isto?” “E qual será o sinal de tua volta e do fim do mundo?” Respondeu-lhes Jesus: “Cuidai que ninguém vos seduza”. Depois Jesus adverte seus discípulos para não se iludir e não perder a fé, pois, antes que aconteça a catástrofe final, haverá guerras terremotos, nações contra nações... Mas, naquele tempo já havia tudo isso. Depois, Jesus faz um discurso violentíssimo contra os escribas e fariseus. [Nem todos os fariseus confrontaram contra Jesus]. São sete os: “ai de vós”... Escribas e fariseus hipócritas. [sete é o número da realeza]. Sepulcros caiados... Essa crítica atingiu até os dias de hoje, pois, muita gente se preocupa com a beleza do corpo e da alma, não. Gasta dinheiro absurdo na beleza exterior, mas a alma, não. São mais alienados ao luxo e as coisas desse mundo do [os janotas], que as do Reino dos céus.

Sepulcros caiados são aqueles, também, que cuidam demasiadamente do corpo, nos salões de beleza. É como muitas madames, mocinhas de hoje que gastam muito dinheiro em salões de beleza para si aparecer galantes, bonitas exteriormente, mas não praticam a beleza da alma praticando a virtude, a caridade e o amor ao próximo, se esquecem de viver a espiritualidade. São muitos os de hoje, que são como os escribas e fariseus [sepulcros caiados por fora, mas dentro a podridão de defunto] e este discurso é para esse tipo de gente também, principalmente este mundo dos valores janotas do consumismo e do econômico. [mundo secularizado]. O corpo deve ser bem cuidado, mas a alma, não. “Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores...” Quem é o sujeito dessa oração “eu” vos envio? Vamos fazer aqui uma exegese desta perícope. Este eu é a sabedoria personificado em Jesus. [Leia o livro da Sabedoria]. Para Mateus Jesus é a sabedoria. [Sal 118, 66]. Jesus está prevenindo os acontecimentos futuros contra os apóstolos e cristãos que serão perseguidos, maltratados e mortos. [Esse discurso está nas bem-aventuranças]. O primeiro a ser morto apedrejado foi o diácono Estevão. [Saulo o mandante]. O segundo foi o apóstolo Tiago, irmão de João. O terceiro foi Tiago filho de Alfeu. Eles foram apedrejados pelos judeus. “Crucificareis uns e açoitareis a outros nas vossas sinagogas”. [Mt 23, 1-38]. Os judeus não tinham o puder de crucificar ninguém. A crucificação era poder romano. Açoites e apedrejamento, sim, os judeus fizeram contra os cristãos, mas nem todos, pois, muitos converteram ao cristianismo. [judeu-cristão]. Quando o exército romano invadiu Jerusalém e a palestina, mataram muitos judeus crucificando-os. Tanto que não se encontra mais um pé de árvore de tanta devastação para cortar madeira para o fabrico de cruz. Virou tudo terra seca, deserto. [História registrada nos anais de Roma]. Aqui há uma profecia de Simeão que disse: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações” [Lc 2, 34-35]. Este menino, isto é, Jesus será o caminho para a salvação de muitos [soerguimentos] e para outros, entretanto, será uma pedra de tropeço [a causa de queda] provocará contradições para impedir os cristãos de não anunciarem o evangelho. Muitos tombaram com as suas vestes banhadas com o sangue do cordeiro; outros usaram a espada contra os cristãos, para destruírem os valos deixados por Jesus Cristo: a Boa Nova. [Sinal de contradições até os nossos dias].

Paulo afirma nos Atos dos Apóstolos, que recebeu muitas chicotadas deles e até apedrejamento. Mas não se enfraqueceu para anunciar o evangelho. Foi morto em Roma decapitado por Nero. Pedro, conforme lemos a história do cristianismo, [cristologia e eclesiologia], foi crucificado em Roma pelo imperador Nero. Quem é cristão não poderá ignorar que houve, no século I até o começo do século IV, tantas perseguições e mortes para acabar de vez o cristianismo. São as histórias contadas [registradas] sobre os mártires, que, muitos deles morreram por amor ao evangelho, [a igreja canonizou muitos deles]. São os santos que são exaltados e louvados por todos os católicos, anglicanos e ortodoxos. Estes são os eleitos do Reino dos céus. No livro do Apocalipse de São João, relata o que ia acontecer contra os cristãos: Com suas vestes brancas banhadas com o sangue do cordeiro. “Mas estes venceram por causa do sangue do Cordeiro [Jesus Cristo] e do seu eloquente testemunho. Desprezaram a vida até aceitar a morte”. [Ap 12, 11].

Os cristãos foram perseguidos e muitos foram mortos, porque aceitaram viver ao lado do Cristo ressuscitado. Antes eram os pagãos que perseguiam os cristãos, mas hoje, são os próprios cristãos [cristãos ateus], que perseguem a Igreja do Cordeiro. Quando não matam com espada, matam psicologicamente a criticar e a querer que a Igreja faça a suas vontades com base no progresso e transformações deste mundo sem a luz do evangelho. Uma de tantas outras é fazer guerra psicológica à Igreja, sendo estes à favor do divórcio, do casamento do mesmo sexo e o aborto. Jamais a Igreja irá ouvir o mundo das trevas. A Igreja é infalível, porque ela é Santa; santa pela palavra, santa porque é Jesus a pedra angular da Igreja e assistida pelo Espírito santo. A igreja é “Santa,” mas ela não é de santos. Não confundir a Santa Madre Igreja, infalível, com a hierarquia governamental que não é de “santos.” São pecadores, sujeitos a errar, bem como todos os cristãos. Mas essa hierarquia, que não é santo, prega o que é Santo e sofre juntamente com os de fora [cristãos] e os de dentro. [O clero]. Os de fora os fiéis leigos; os de dentro, o clero, os que governam com dores de parto para dá à luz da sabedoria aos povos e toda a humanidade.

A Igreja Santa é sustentada e governada pelo Espírito Santo é infalível, pois, as portas do inferno não prevalecerão contra ela, até que ela reine gloriosamente destruindo o poder de “satanás”.

O evangelho sempre foi novo, pois, ele é a Boa Nova, sempre está novo, porque é a nossa própria história perante Deus. Jesus é a cabeça da Igreja e nós, os cristãos, somos o seu corpo místico. Somos a igreja viva e soberana. Não há no mundo inteiro uma organização mais eficaz, perfeita, mas organizada, que prega a moral e a ética, mais que ensina a verdade e tem a voz soberana e sábia do que a igreja católica apostólica, romana. Porque, quem tem a chave na mão para abrir e fechar é Jesus Cristo, pois ele enviou os seus apóstolos e discípulos: o Paráclito [O Consolador], é quem governa. Ela está construída na rocha que é Jesus Cristo e delegada a Pedro. [Kefas]. Por isso é que ela é “Santa” sem ruga e sem mancha. Ela é Imaculada e cheia de luz e sabedoria. [Prepara jovens cultos e teólogos para anunciar o evangelho ao mundo inteiro]. Nem implosão e nem explosão destruirá a [“ecclésia”] a Igreja, porque é construída na rocha, que é Cristo. Peço-lhe que imprima.

2

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 25/07/2013
Código do texto: T4403567
Classificação de conteúdo: seguro