REMOVENDO A PEDRA

REMOVENDO A PEDRA

João 11

1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.

2 E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.

3 Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.

4 E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela...........

39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

Eis uma conhecida passagem sobre a ressurreição de Lázaro. Quanto poder nas palavras do Mestre Jesus. Quem mais senão o próprio filho de Deus teria a autoridade para remover a Pedra da sepultura e trazer de volta à vida o irmão de Maria e Marta ? Certamente que nunca houve e jamais haverá tanta autoridade.

Jesus teve e ainda têm essa autoridade para remover a pedra que nos atrai para morte, pois é o Filho de Deus.E quanto a nós ? Temos coragem suficiente para tirar a pedra da mágoa, do egoísmo, da ambição e de nossos medos ? Quantas vezes achamos que é melhor deixar um assunto mal resolvido devidamente enterrado para não logramos falar com um inimigo, que muitas vezes criamos na nossa imaginação, mas que o orgulho nos impede de reconciliarmos com essas pessoas ?

Estamos por demais acomodados em nossos pequeno circulo e olvidamos muitas vezes as carências que nos cercam, evitamos remover as pedras que impedem nossa visão para a marginalidade, para a pobreza, isto porque, simplesmente estamos ou somos preconceituosos com nossos irmão desafortunados.

Quantos são os que tem a coragem de remover a pedra nesses dias atuais ? Poucos são os que ainda se enveredam nas ações sociais, praticando verdadeiramete a obra e levando não somente as palavras de encorojamento mas também um linitivo para as dores físicas dos muito irmãos que jazem nas sarjetas da sociedade.

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.( Tiago 1:27)

Basta muitas vezes um olhar para o globo ( tudo é muito próximo no mundo globalizado) para nos certificarmos das dores e das mazelas pelos quais passam os povos oprimidos.

São crianças famélicas e maltrapilhas mendigando migalhas de pão na Africa subsaariana entre outras regiões.

São povos que não vislumbram nem mesmo a longo prazo uma paz duradoura e percebe-se pelas cerviz caída desses povos um desânimo desolador. Quem pois terá a coragem de remover essa pedra social e melhorar as condições de vida desses oprimidos ?

Ainda que hajam missionários do mundo todo peregrinando em terras áridas da palavra do Senhor, muito ainda existe por se fazer, a começar por nós mesmos, que devemos ao menos tentar tirar essa pedra que sufoca e marginaliza nossos irmão em toda parte do mundo. Vamos começar a remover a pedra que nos separa do amor de Cristo, perdoando, amando e curando as feridas abertas pelas mágoas, guerras, medos, orgulho e todo pecado que nos afastam de Deus.

A paz seja com todos.

Guilhermino, São Paulo, 15 de julho de 2013.