INDIGNAÇÃO
Tg 5:1-4 diz: EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Se formos enumerar os itens que gerou indignação do povo fazendo com que haja manifestações diárias em todo o Brasil, a lista seria enorme, daria para dar uma volta no planeta. Mas olhem para esse item: A perda de produtividade por fraudes publica no Brasil atinge a casa de US$ 3,5 bilhões por ano. Essa farra do boi sai do bolso do contribuinte. O problema é que a mente do brasileiro ta cauterizada, já se acostumou com as injustiças, e essa é a primeira vez na historia que ele esboça uma reação que já surtiu algum efeito: a corrupção agora é crime inafiançável, graças a pressão do povo. Em Lc 20:24-25 diz: Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Eles ficaram maravilhados com a sua resposta e em Mt 17:24-27 Jesus paga tributo. O problema é que quem cobra imposto, ( o nosso é dos mais caros do mundo ), precisa prestar serviço, só que o nosso “César” é semelhante ao romano, ele ao invés de servir, gosta de ser servido. O nosso transporte é um lixo, a saúde, a educação e a moradia idem. O cristão é um cidadão de duas pátrias e ele tem direito e deveres nas duas. Ele não pode fazer vista grossa com as injustiças que ele também sofre nessa pátria porque Deus não se agrada com nenhum tipo de injustiça no mundo. E quando há clamor ele resolve usando homens, nunca vi Ele descer ao vivo e a cores e resolver o problema, foi assim no Egito, em Canaã, etc. Na sucessão de Salomão quando Deus o destituiu do cargo e disse que rasgaria o seu reino e daria dez tribos para Jeroboão seu servo, sabe qual foi a reação de Salomão? Tentou matá-lo ( 1Rs 11:29-40 ). Quem ta no poder não quer perder mesmo que Deus fale pra ele pessoalmente. O Faraó é um exemplo disso, se ele tivesse ouvido Moisés e liberasse os hebreus no primeiro pedido não teria sofrido com as dez pragas enviadas por Deus. Em Jr 9:23-24 diz: Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. A igreja precisa amadurecer nessa área porque ela é cidadã desse mundo. Quando prenderam o apostolo Paulo, ele não deixou por menos, exigiu das autoridades o seu direito de cidadão romano e lhe foi concedido. At 16:36-39 diz: E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz. Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora. E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos. E, vindo, lhes dirigiram súplicas; e, tirando-os para fora, lhes pediram que saíssem da cidade. Não podemos fazer de Jesus um colete a prova de bala, e ignorar as injustiças que sofremos como cidadão desse mundo. Em Tg 4:17 diz: Aquele pois que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado. Nos cultos de oração os pedidos que são feitos infelizmente não abrange a vida do brasileiro como um todo, a coisa é muito individual, quando se estende um pouco mais só cobre alguma irmão ou parente que tenha alguma necessidade. Precisamos clamar pela nossa nação. Precisamos de políticos semelhante a Mardoqueu. No livro de Ester 10:3 diz: Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência. Não dá para espiritualizar tudo! E quem espera que vai acontecer alguma mudança sem luta acreditando que a parte opressora vai sair na boa sem esboçar nenhuma reação é um tolo. O importante é ter Deus do nosso lado. Em Is 57:14 diz: Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Amem!