DEUS ALÉM DO TEMPO E DO ESPAÇO – 1ª Parte ...


 
 
No texto anterior: DEUS ALÉM DO TEMPO E DO ESPAÇO – Introdução... disse:

Pode ser que tenhamos (eu, você, outras pessoas) pontos de vista diferentes sobre DEUS e sobre as coisas referentes ao SENHOR; E pode até ser que (entre nós) haja pontos pacíficos – tudo é possível... E, independentemente de opinião, uma coisa é certa: DEUS é perfeito e completo em SI mesmo e, o ser humano é imperfeito, incompleto, limitado e cheio de fragilidades...

O melhor exemplo está no fato da sociedade ter avançado em termos de conquistas da ciência e da tecnologia ao mesmo tempo que não consegue nem resolver problemas aparentemente simples como tratar o lixo que produz (computadores obsoletos e seus periféricos indicam isso) ou distribuir de forma coerente o alimento que produz (a ganância por lucros financeiros indica isso)...


Está escrito: Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão (Mateus 24:35).


Quando se pensa na diferença entre DEUS (perfeito e completo em SI mesmo) e o ser humano (imperfeito, limitado e cheio de fragilidades), é possível perceber DEUS ALÉM DO TEMPO E DO ESPAÇO...:

Em primeiro lugar, UM DIA VEREMOS: A REALIDADE SERÁ DIFERENTE… Um dia iremos ver: o tempo passa além de nossas expectativas... Nós próprios iremos passar e DEUS PERMACERÁ...

Passará o céu e a terra. (Mateus 24:35a).

Aparentemente é uma coisa bem simples: Dizem que a vida é assim mesmo e o ser humano não tem como mudar as coisas; assim a gente se acomoda a realidade e pronto!!! – assim tem sido a vida e assim será enquanto o ser humano estiver vivo...

MAS, SERÁ ISSO MESMO???

Em meu achômetro, não é assim e não tem que ser assim; ANTES, se faz necessário colocar em prática a capacidade que o ser humano tem de pensar: QUEM SOMOS; PORQUE ESTAMOS AQUI; O QUE HAVERÁ DEPOIS; ETC. Em outras palavras, o ser humano vive numa ilha de problemas, cercada por um oceano de crises por todos os lados...

É preciso superar as crises, começando pela crise de identidade (que impede o ser humano saber quem é), crise intelectual (que impede o ser humano de pensar de forma racional = inteligente), e, superar outras crises que acontecem por causa (e a partir) das duas citadas...

Conforme a Carta aos Hebreus, está escrito:

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Pois pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.
Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela PALAVRA DE DEUS, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

De fato, sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ELE existe e se torna galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:1–3, 6).

Pensar de forma racional = inteligente, implica saber o que está lendo e aplicar o que está lendo ao cotidiano, para isso DEUS deixou escrito:

Analisando o texto (Hebreus 11:1–3, 6):

PRIMEIRO: A FÉ NÃO IMPLICA O VISÍVEL OU PALPÁVEL ...

SEGUNDO: A FÉ FOI O MOTIVO DE ANTIGOS ALCANÇAREM BOM TESTEMUNHO...
A FÉ ESTÁ ALÉM DO ALCANCE DAS MÃOS (no caso do visível ou palpável – a criação do universo) ...

TERCEIRO: Receber benefícios de DEUS, implica crer que DEUS existe e que se torna galardoador (recompensador, premiador) – afinal, como ser alvo do amor divino sem crer em DEUS??? ...

O ser humano precisa considerar que, em nossa geração, tem sido comum o ser humano dizer que acredita em DEUS vivendo como se DEUS não existisse e isso não é nada bom, especialmente porque como esperar a ação de DEUS se DEUS não ´r apenas um adorno imóvel e sem ação alguma, antes é um ser racional, perfeito, completo (em SI mesmo e que não se deixa moldar por conceitos de seres humanos...

Uma das coisas que se observa é, por um lado, DEUS como um imenso oceano; por outro lado, o ser humano frágil e cheio de limitações, com fome e sede de DEUS, sabendo que a fonte de água viva está disponível, mas em sua ignorância o ser humano não consegue saciar–se...

Por isso, considerando este aspecto, é necessário, o ser humano: rever seus princípios, conceitos e valores... Para crer em DEUS de forma séria e não arriscando favores, como se DEUS fosse apenas algum dos que se dizem representantes do povo, vivendo de pizzas, jeitinhos, arrumadinhos, etc...


Quando se fala sobre ler a aplicar (de forma correta) o que se leu ao cotidiano, é possível observar a aplicação parcial, considerando interesses particulares... O ser humano deseja um deus conforme seus interesses particulares – o melhor exemplo é que um país como o nosso (Brasil), tem uma espécie de religião oficial e inventou o lado religioso e o lado profano das festividades religiosas...
Atualmente, não teria religião oficial, mas, em termos populares, manteve suas tradições folclóricas (apenas incluiu o lado góspel, pra poder abocanhar dividendos financeiros...

Sabemos que, a prática cotidiana conduz a isso... E, cá entre nós, isso é o mesmo que achar que seria possível dar algum jeitinho de levar DEUS na conversa...
Quando CRISTO substituiu o ser humano, conforme está escrito, foi porque o ser humano não teria como pagar sua dívida para com DEUS (a dívida foi originada pela desobediência no jardim do Éden e continuada pela desobediência voluntária de cada ser humano) ...

Está escrito: O que a mim me CONCERNE o SENHOR levará a BOM TERMO; A TUA misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampare as obras das duas mãos (Salmos 138:8).

A aplicação correta do escrito, implica saber do que se trata, afinal, como considerar algo sem entender do que se trata??? ASSIM, considerando o que está escrito (e que foi citado), direi: CONCERNE = diz respeito; BOM TERMO = resultado...

ASSIM, fica claro que, em seu relacionamento com DEUS, o ser humano acha que poderia fazer o mesmo que faz em seu relacionamento com outras pessoas: Considera apenas os próprios interesses (que muitas vezes são antagônicos aos interesses das outras pessoas) ...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/06/2013
Código do texto: T4344119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.