NEM TUDO ESTÁ BEM, MAS ...


Olá!!! Bom Dia!!!

A primeira ideia desta manhã, é que realmente as coisas não estão bem, nas, não é deixando que o pensamento saia do âmbito particular ao público que (o ser humano) terá forças para superar desafios...

Como se deve entender (pelo teor de alguns textos), sou cristão e, como é normal, tenho o costume de citar textos da BÍBLIA e entre tantos textos, lembro a forma como JESUS (aqui na terra), lidou com o ensino sobre como SEUS seguidores deveriam encarar a vida:

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33 ).

Certamente, um dos maiores dilemas em nossa época (assim como em épocas anteriores) não seria os problemas, mas a forma como se enfrentar os problemas...


Em parte alguma, encontraremos na BÍBLIA, orientação ou ensino de DEUS, no sentido de ser possível viver de sombra e água fresca... MAS, em cada livro (dos sessenta e seis livros da BÍBLIA), tem alguma orientação ou ensino direcionando o ser humano a ter coragem e confiar no poder de DEUS...


NEM TUDO ESTÁ BEM, MAS... Quem disse que seria possível viver sem problemas ou desafios??? A questão seria como conviver e sobreviver numa sociedade cheia de problemas...


Uma frase comum (de quem sofre), diante de tentativas de encorajamento, tem sido:

Sei que não é o fim, mas...


ASSIM, analisando o ensino do MESTRE dos mestres:

PRIMEIRO: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim (João 16:33 ) – É preciso considerar as inúmeras orientações e ensinos do SENHOR, antes de sair pelas esquinas da vida cabisbaixo (ou cabisbaixa), achando que DEUS faria acepção de pessoas.

São quatro evangelhos, repletos de orientações e ensinos (teóricos) e prática de vida sobre esses ensinos e orientações.

Ao final do Evangelho que leva seu nome, João (apóstolo de JESUS, autor das três cartas e do livro do Apocalípse), afirmou:

Há, porém, ainda muitas outras coisas que JESUS fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos (João 21:25).

E, um pouco antes, falando sobre o objetivo do evangelho, o mesmo João afirmou:

Na verdade, fez JESUS diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que JESUS é o CRISTO, o Filho de DEUS, e para que crendo tenhais vida em SEU nome (João 20:30–31).


SEI: A realidade não é animadora, mas, a questão não são os problemas, mas a opção que a sociedade tem inculcado nas pessoas sobre o que fazer para conviver com problemas...

MAS, como (a olhos humanos), não existe informações seguras sobre o momento seguinte, é melhor não inventar coisas – por exemplo um dos maiores problemas do ser humano, após a desobediência inicial (no Éden) tem a ver com a escassez ou falta de alimentos... O ser humano bem alimentado estará livre de muitas doenças pelo simples fato que, o corpo saudável se encarrega de combater muitas doenças e enfermidades...

Considere o fato de uma dor de cabeça causada por desemprego... A maior preocupação da pessoa (com esse tipo de dor–de–cabeça) é saber o que fazer para arranjar dinheiro pra comprar alimentos pra família...


Portanto, a maior questão do ser humano não são os inúmeros problemas (no mundo em derredor); Em meu achômetro, o maior problema (e nem é considerado) é como resolver o relacionamento com DEUS (e isso de forma saudável)... Por exemplo (já que citei a questão): Ontem, 30 de maio de 2013, foi feriado... Disseram pessoas ligadas à Igreja Católica Apostólica Romana, de maioria no mundo ocidental, que a data foi feriado por ser o Dia de Corpus Christ – em algumas cidades (aqui em nosso país), fies desenharam imensos tapetes de pó–de–serra e, enquanto um dos bispos (da região) explicava a ligação desses desenhos com a fé em DEUS, pensava cá com os meus botões que nada está mais distante da prática de vida das pessoas que simples desenhos, onde a maioria das pessoas que se dizem católicas está mais preocupada em usar o feriado pra outras coisas...

POR ISSO, direi que ao contrário do que diz o adágio popular, a voz do povo não pode ser a voz de DEUS, pelo simples fato que nem mesmo pessoas que se dizem representantes de DEUS falam o que JESUS ensinaria aos SEUS seguidores – o que digo não estaria fora de contexto, porque falo sobre o mau costume de se ter um feriado atribuído a CORPUS CRHIST...


SEGUNDO: No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo (João 16:33 ). Ao longo de suas páginas, querendo, se encontra uma vez por dia, ao longo de um ano, a expressão: NÃO TEMAS...

Ou seja: jamais uma orientação ou ensino sobre vida sem desafios ou sem problemas... E, se formos analisar, cada problema tem sua origem no individualismo, egoísmo e outros ismos do ser humano...


TERCEIRO: EU venci o mundo (João 16:33 ). CRISTO está dizendo que por mais que os desafios sejam ferrenhos e desanimadores, devemos ter ânimo, ELE venceu...

O ser humano gosta muito de ler (ou ouvir salmos) e, será com uma frase de um dos Salmos que terminarei o texto:

O QUE A MIM ME CONCERNE (diz respeito; é da minha conta) O SENHOR LEVARÁ A BOM TERMO (bom resultado; êxito – Salmos 138:8).
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 31/05/2013
Código do texto: T4318109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.