A ETERNIDADE
O que Deus tem preparado para os crentes:
Paulo nos disse em 1 Coríntios 2:9:
"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são [todas] as [coisas] que Deus preparou (fez e as deixou prontas) para os que o amam [que são aqueles que O mantêm em profunda reverência em amor, obedecendo-O prontamente e, com ações de graça, reconhecendo os benefícios que Ele os deu por honra]."
Se é que teríamos condições de descrever tudo isso, diríamos que se trata de uma felicidade eterna. Alguns autores definem a Eternidade como um momento infindável de felicidade. Mas não é somente um momento, mas sim um local físico de infindável felicidade. Haverá, então, uma dissolução dos céus e terra atuais no final do Milênio, conforme apontam as escrituras em:
Isaías 65:17
"Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão."
Isaías 66:22
"Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome."
2 Pedro 3:13
"Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (retidão, libertação do pecado e assentado à direita com Deus)."
Mais especificamente em 2 Pedro 3:7-13, a Palavra afirma que céus e terra atuais serão então consumidos pelo fogo e darão lugar a um novo céu e uma nova terra para que o estado eterno se inicie oficialmente:
"Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam (se reservam) para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo (extraordinariamente paciente) para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão (desaparecerão) com grande estrondo, e os elementos [materiais do universo], ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas [cada um de vós] vos convém [neste momento] ser em santo trato, e piedade, Aguardando (esperando e trabalhando nesse sentido), e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos [materiais do universo], ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (retidão, libertação do pecado e assentado à direita com Deus)."
O apóstolo João recebe a visão dos detalhes do esplendor que será a Eternidade, conforme Apocalipse 21:1-4:
"E vi um novo céu (paraíso), e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram (desapareceram), e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará (acampará, fará morada) , e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem
pranto (tristeza e luto), nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
O que há de mais interessante na Eternidade é o fato de que não haverá mais um Templo, um Tabernáculo físico que serviria para a habitação de Deus entre os homens, mas a face de Deus estará por todo lugar, seja no céu novo, seja na terra nova. Será mais uma demonstração da Onipresença do Pai. É exatamente o sentido deApocalipse 21:3: "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens...". Cada detalhe, cada milímetro de cada lugar será preenchido na totalidade da Glória e da Presença de Deus!
Ainda analisando Apocalipse 21:1-4, também não haverá mais morte, luto, dor nem clamor. Veremos o cumprimento completo da segunda parte de 2 Coríntios 5:17:
"...as coisas velhas [espirituais e morais] já passaram; eis que tudo se fez novo."
É claro que 2 Coríntios 5:17 também está no contexto daquele que é transformado aqui na terra à medida em que ele caminha com Cristo. Mas veremos novamente isso se cumprir para todas as coisas, inclusive as físicas no planeta.
Mas a descrição do que não haverá na Eternidade não pára por aí. Continuando Apocalipse 21 e 22:
Apocalipse 21:1: Não haverá mais o mar
"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram (desapareceram), e o mar já não existe."
Apocalipse 21:81: Não haverá mais pecadores
"Mas, quanto aos tímidos (covardes), e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras (aqueles que dão suprema devoção a qualquer coisa ou qualquer ser que não seja Deus) e a todos os mentirosos (aqueles que conscientemente pregam a mentira por atos ou palavras), todos esses terão a sua parte, que será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."
Apocalipse 21:13: Não haverá nem sol nem lua
"E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória (radiância) de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada."
Apocalipse 21:27: A Eternidade será imune a contaminações e abominações
"E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação (coisas impuras, detestáveis, moralmente repugnantes) e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro."
Apocalipse 22:3: Não haverá mais nenhuma maldição
"E ali nunca mais haverá maldição (coisa detestável, faltosa, ofensiva, impura, odiosa ou horrível) contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão [Lhe adorando e Lhe prestando as devidas honras]."
A Eternidade, ao contrário, oferecerá finalmente a reconciliação completa entre o homem e Deus. Em contrapartida com a lista acima, segue uma lista breve do que haverá na Eternidade: