O Testemunho, uma escolha controversa.

Domingos de Testemunho: Uma escolha controversa

Jorge Linhaça

O domingo de testemunho é a oportunidade que todos os irmãos, tenham eles cargos ou não, tem para edificar aos demais através de seu testemunho pessoal.

Ao longo dos anos, tenho visto vários tipos de reuniões de testemunho, algumas realmente edificantes e outras nem tanto.

Lembro-me que anos atrás passaram a disseminar a ideia de que os testemunhos deveriam ser os mais sintéticos possíveis para permitir a um maior número de membros partilharem sua alegria em conhecer por si mesmos que o evangelho foi restaurado.

Isso nos levou a certo repertório restrito de testemunhos. Alguns ditos que se repetem como eco, irmão após irmão. Raramente alguém fala de alguma experiência pessoal por medo de ultrapassar um limite de tempo tacitamente definido.

É claro que a reunião de testemunhos não deve ser usada para contar histórias extremamente longas, que monopolizem o tempo, mas também não é necessário prestar um testemunho de 30 ou 40 segundos, como quem segue um ritual decorado, para cumprir uma obrigação.

Na verdade não há nada demais em testemunhos ser sucintos desde que movidos pelo Espírito Santo. Prestar o testemunho por hábito ou por prestar, não edifica nem a quem o presta nem a quem o ouve.

Não são nossas palavras que farão diferença no coração das pessoas, mas sim o espírito que carregam em si. Podemos discursar por horas e não atingir a alma de nossos irmãos, assim como podemos em poucos minutos partilhar com eles de uma experiência espiritual única e edificante.

Quão glorioso é o momento em que alma dialoga com alma e espírito com espírito, em que o poder do consolador se manifesta selando nossos testemunhos.

Se ainda não vivemos tal experiência, precisamos urgentemente busca-la, se já as tivemos, precisamos partilhá-las.

O espírito de jejum e oração do primeiro domingo do mês é uma ótima oportunidade para isso.

Não é por caso que o jejum precede os nossos testemunhos, ele serve para nos deixar mais fortes espiritualmente, mais conectados aos poderes dos céus.

Salvador, 07 de maio de 2013.