Os Jovens e a missão

Os Jovens e a Missão

Jorge Linhaça

Permitam-me falar a esse enorme exército de Jovens que se encontram em idade de servir uma missão de tempo integral ou preparar-se para ela. Permitam-me incluir aqui aqueles que estão um pouco atrasados em seus planos e aqueles que ainda tem anos pela frente para qualificar-se para o trabalho na colheita do Senhor.

Compreendo perfeitamente que hoje vivemos em uma época em que somos incansavelmente bombardeados pelos dardos inflamados do inimigo. Compreendo que há muitas coisas reluzentes no mundão lá fora e que seu brilho nos atrai de uma maneira quase que hipnótica.

Parece que toda sorte de transgressão é muito mais fácil de ser obtida hoje do que em qualquer outra época. Par onde quer que olhemos a oferta de prazeres imediatos, aparentemente grátis parecem chamar-nos e insistir para que experimentemos o seu sabor.

Jovens de Sião, permitam-me dizer-lhes que nada neste mundo vem de graça. Nada mesmo.

Assim como na história da Branca de Neve, uma maçã lustrosa e bela nos é oferecida em cada esquina. Parece-nos atraente aos olhos, nossas bocas sentem o desejo de prova-la, mas, por trás daquela beleza e aparente inocência, esconde-se o veneno que nos fará adormecer indefinidamente para as coisas espirituais.

Mas o propósito desta mensagem não é falar sobre o pecado e suas consequências.

Ao invés disso vamos falar de bênçãos e alegrias reais que obtemos, não gratuitamente, mas através de nosso esforço e obediência às leis de Deus.

Amados rapazes e moças, permitam-me chama-los assim pois sois verdadeiramente amados pelo Pai Celestial e por aqueles que vem em vós todo o potencial necessário para voltar á presença do Pai Celestial, ainda que vossas vestes estejam manchadas aqui e acolá pelo óleo solto na pista da vida.

O que quero dizer-vos é algo simples, tão simples que pode não vos parecer mirabolante e atraente. Mas, as coisas de Deus são simples e não cheias de mistérios ou dificuldades que só um grupo seleto de pessoas é capaz de compreender.

Não existe nada que possais fazer em vossas vidas, exceto em situações muito específicas, como, por exemplo, cuidar de pais idosos e/ou dependentes de vossos cuidados, do que uma Missão de Tempo Integral.

Não existe nenhuma faculdade ou curso que lhes proporcione maior conhecimento ou abra vossas mentes do que o campo missionário em seus dois anos.

Não existe amor, por mais sincero que seja, que se compare ao sentimento de servir ao próximo e a Deus e sentir o amor que emana dele para nós e nossos pesquisadores a cada novo dia.

Não existe oportunidade maior de conhecer ao Salvador e compreender seus passos e os dos apóstolos quanto pregavam na Judéia e aos gentios.

Não existe época de vossas vidas em quem vos sentíreis mais seguros, mais confiantes e mais felizes por partilhar o evangelho restaurado com outras pessoas.

Não existem baladas, jogos de futebol, shows ou espetáculos que possam vos trazer mais adrenalina e emoção do que levar pessoas ao batismo.

Agora, amados jovens, sei como é ser jovem, já o sou a bem mais tempo que vocês e talvez a mais tempo que vosso pais. Sei que desejamos encontrar nosso lugar no mundo e fazer a diferença, encontrar reconhecimento pelos nossos esforços e realizações. Sei que muitas vezes não vemos isso nos olhos de nossos familiares, líderes ou amigos. Sei que isso muitas vezes nos frustra e a aparente aceitação dos que não partilham de nosso testemunho nos parece mais atrativa.

Lá fora, no mundão velho e sem porteiras, as pessoas podem se mostrar mais animadas com nossos talentos esportivos, musicais, com nosso modo de dançar ou qualquer outra coisa semelhante. Mas animação não é o mesmo que felicidade e a alegria do mundo é tênue, ou seja, passageira e sem substância.

Talvez por isso, pessoas que consideramos terem obtido sucesso em profissões que elevam alguém à fama, busquem conforto na bebida, nas drogas, nas orgias e mesmo em escândalos, para manter-se na mídia. E sabem por que isso ocorre? Porque o vazio em seus corações não pode ser preenchido com as coisas do mundo. E quanto mais eles tentam preencher esse vazio com essas coisas, mais o buraco se dilata, aumenta, cresce, precisando cada vez mais ser preenchido com mais e mais dessas coisas.

Já todos vós, amados jovens, tendes a oportunidade e , porque não dizer, o privilégio, de saber e conhecer que o Espírito Santo , nosso consolador, e o infinito amor do Pai Celestial preenchem esse vazio de uma maneira plena e nos tornam cada vez mais completos, pois o homem não pode ser apenas movido pela matéria, mas necessita ser vivificado pelo espírito.

Não importa o quanto a missão vos pareça uma coisa distante de vossa realidade, não importa o quanto perambulais perdidos entre o mundo e o evangelho, sois hoje chamados a endireitar os vosso caminhos, a buscares dentro de vós aquele testemunho pessoal, talvez adormecido pelas dentadas na maçã envenenada. Sois hoje chamados a levantar-vos de vosso profundo sono e renascer espiritualmente, sois hoje chamados a preparar-vos para fazer a obra de Deus.

Se algo ainda vos faltar, se não credes que possais vos erguer sozinhos, procurai vossos líderes, estudai as escrituras, orai mais intensamente, contai com o amor de vossos pais e de vossos irmãos. Não desperdiceis a vossa herança como fez o filho pródigo, nem vos entristeçais por abrir mão de vosso conforto material, como o jovem rico que não seguiu a Cristo.

Vosso tempo é agora, o campo está branco e pronto para a ceifa e fazem falta mais trabalhadores na seara do Senhor.

E quando retornares de vosso labor, quão grandes alegrias podereis recordar, quão grandes feitos tereis realizado com o auxílio do senhor, quão grandes coisas havereis visto e ouvido, de quantos milagres não havereis participado?

Testifico a vocês que ao longo dos anos após vossas missões, quando menos esperardes recebereis noticias dos vossos batismos, de selamentos no templo, de rapazes e moças servindo como vós , no campo missionário e, a cada notícia dessas vossos corações se encherão de alegria e gratidão ao Senhor por terem tido o privilégio de fazer parte de sua obra como co-salvadores de almas.

Dobrai vossos joelhos, buscai no Senhor as forças que imaginais não ter, se estiverdes menos ativos, voltai, acelerai vossos passos na preparação para vosso grandioso desafio.

Lembrai-vos de que, por mais que nos pareça improvável, “ O Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens, sem antes preparar o caminho pelo qual suas ordens poderão ser cumpridas”.

Podeis, pois, duvidar do poder de Deus?

Sou eternamente grato pelo privilégio dado a um jovem recém-converso e razoavelmente rebelde de partir para o campo missionário, sou grato ao Pai Celestial por haver me abençoado, guiado e ensinado muito ao longo desse trabalho, apesar de minhas fraquezas e imperfeições. Sou grato ao meu Bispo Nestor Crevelanti que teve como único missionário enviado ao campo durante seu chamado, um jovem ansioso, contestador, agitado e muitas vezes irreverente. Sou grato aos meus presidentes de missão que tiveram uma paciência enorme comigo, mas que souberam reconhecer o meu desejo de servir e me deram companheiros , como Claudio Boaventura que me mostraram que é possível ensinar com alegria sem perder o foco e que trabalhar exaustivamente na obra do Pai Celestial trás os seus frutos. Sou grato pelo tempo em que servi, por cada um de meus companheiros. Sêniors ou verdinhos pois com cada um deles enfrentamos desafios diferentes e logramos reunir as ovelhas perdidas em nossas áreas.

Nada em minha vida pode ser comparado ao crescimento espiritual que obtive durante esse período, a missão preparou-me para diversos outros desafios nos quais necessitei por em prática a fé o o conhecimento de Deus. Não fosse a minha missão e não teria chegado a ser um bom professor do seminário e instituto, não teria sido um bom mestre familiar e não teria tido o privilégio de tantas outras experiências maravilhosas ao longo dos anos.

A vós, missionários retornados, seja qual for a vossa condição atual, abraçai a causa de dar aos nossos jovens exemplos de vossas missões, prestai vosso testemunho sobre a obra missionária, relembrai vossas bênçãos e assim abençoareis incontáveis outras pessoas que serão abençoadas por cada jovem que ingressar no campo missionário após ser fortalecido por vosso testemunho real e sincero.

É essa a minha oração e o meu convite, que vos faço em nome de Jesus Cristo. Amém.

Salvador, 10 de maio de 2013.