É PRECISO CUMPRIR A LEI DO SENHOR...


No texto anterior: É PRECISO BUSCAR A LEI DO SENHOR... analisamos um pouco sobre o livro de Esdras (no Velho Testamento), e disse:


É PRECISO BUSCAR A LEI DO SENHOR...


Lamentavelmente, a palavra LEI adquiriu um sentido pejorativo em nossa sociedade (diferentes lugares, através do tempo)...


Conforme o Aurélio = Regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para se manter a ordem e o progresso numa comunidade.


Conforme o dicionário da Bíblia Almeida: LEI =

1. Vontade de DEUS revelada aos seres humanos em palavras, julgamentos, preceitos, atos, etc.

Êxodo 16:28 – Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os MEUS mandamentos e as MINHAS leis?

Salmos 119. São 176 versos em que muito se enfatiza a palavra LEI ou palavras que a signifiquem, como: ESTATUTOS, JUÍZOS, ETC...

2. Pentateuco – Lucas 24:44 – A seguir JESUS lhes disse: São estas as palavras que EU vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

3. O Antigo Testamento:

João 10:34 – Replicou–lhes JESUS: Não está escrito na vossa lei: EU disse sois deuses?

João 12:34 – Replicou–lhes, pois, a multidão: Nós temos ouvido da lei que o CRISTO permanece para sempre, e como dizes TU (JESUS) ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?

4. Os Dez Mandamentos (Êxodo 20:1–17 e Deuteronômio 6:5–21) = Resumo da vontade de DEUS para os seres humanos.


Cumprindo a lei os israelitas mostravam sua fé em DEUS.

JESUS respeitou e cumpriu a lei e mostrou seu significado profundo (Mateus 5:17–48).

JESUS resumiu toda a lei no amor a DEEUS e ao próximo (Mateus 22:37–39).

A lei mostra a maldade do ser humano, mas não lhe pode dar a vitória sobre o pecado (Romanos 3:7). Assim, o propósito da lei é preparar o caminho para o Evangelho (Gálatas 3:24) – dispor =Por em ordem, preparar, aprontar, resolver, pensar em satisfazer, etc.


ASSIM, considerando o que está dito no dicionário da Bíblia Almeida e considerando a podre, pobre e triste realidade (no mundo em volta), direi:

Existe solução para o ser humano que dispuser a buscar a LEI DO SENHOR, SENDO PRECISO buscar a lei do senhor (a BÍBLIA), que tem orientações/ensinos SOBRE A VIDA MELHOR...


Geralmente pessoas acham mais fácil resolver a própria vida, colocando uma peneira pra tampar a luz do sol, mas, é preciso considerar que tanto DEUS é o criador do sol, quanto não seria a sombra a ocultar as intenções do coração do ser humano... DEUS sabe exatamente o que se passa em nosso coração, ainda que o ser humano ache que teria escondido bem cada pensamento, palavra ou ação...


ASSIM, É PRECISO BUSCAR A LEI DO SENHOR... SE quisermos que as coisas sejam melhores, diferentes da péssima realidade que o ser humano tenta cultivar... E, tão importante quanto BUSCAR A LEI DO SENHOR É CUMPRIR A LEI DO SENHOR...


CUMPRIR A LEI SIGNIFICA OBEDECER A DEUS e o inverso de obedecer é desobedecer a SEUS...


Exemplos de quem cumpriu a lei (os ensinos da BÍBLIA): Noé, Abraão, José (filho de Jacó, vendido como escravo pelos próprios irmãos), Jó, Daniel, JESUS...

Exemplos de pessoas desobedientes: Sansão (consagrado a DSEUS desde o ventre materno e viveu de brincadeirinhas), Jesabel (mulher do rei Acabe de Israel), Judas Iscariotes (que traiu JESUS)...


A geração em que estamos é mestra em premiar pessoas por desobedecerem ao SENHOR, colhendo um fruto amargo, pois ainda não aprendemos nem a lidar com o lixo que produz (especialmente equipamentos e periféricos obsoletos como mouses, teclados, cpus)...


Certamente uma geração assim não sabe nem que Sansão também é filho de uma promessa de DEUS a uma mãe estéril (juízes 16)... Considerando que sobre o dito cujo sabe apenas que era um homem cheio de força (física)...


ASSIM, desobedecer é fácil e difícil aguentar as consequências pela desobediência...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/04/2013
Código do texto: T4250782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.