Corrupção na casa de DEUS

Introdução

Quando nós ouvimos ou lemos a palavra corrupção, logo nos lembramos do congresso brasileiro e dos políticos do nosso país, palavra bem conhecida e divulgada na mídia, sempre nos leva ao desprezo e até nojo por tudo que já sofremos por causa dela, nesse pacote podemos citar a falta de transporte, falta de um sistema de saúde decente, falta de uma educação de qualidade, dentre outros problemas em nossa sociedade. Todos esses problemas em nosso país poderiam ser bastante atenuados se os nossos governantes fossem mais honestos e menos corruptos.

Falamos tanto sobre corrupção e, talvez a nossa população, pouquíssimas pessoas saibam o significado dessa palavra. A palavra corrupção significa:

Ação ou efeito de corromper, de fazer degenerar; depravação.

Ação de seduzir por dinheiro, presentes etc., levando alguém a afastar-se da retidão; suborno. Esta palavra deriva da palavra corrosão, ou seja, algo que perdeu o seu verdadeiro valor, seu vigor não é mais o mesmo.

A maioria da população se acha acima de qualquer suspeita em relação a ser corrupto, se fizermos uma pesquisa vamos ver que praticamente ninguém vai assumir que já praticou um ato corrupto se quer. E se a pergunta for feita dentro de uma igreja qual seria a reação e a respostas dos fiéis? Vamos descobrir?

I Corruptos por natureza.

É interessante observar que nas coisas mais simples, nas tarefas mais básicas do dia a dia, nós achamos que sejam normais algumas atitudes, por exemplo: se você entra em um banco, a fila do caixa está enorme, você só tem uma conta pra pagar, seria uma coisa muito rápida, mas a fila está gigantesca, de repente você percebe que tem um velho conhecido seu em lugar privilegiado na fila. Ele percebe que você chegou e te chama para ir até lá, começa um bate papo entre vocês e de repente seu conhecido diz, - não precisa ir pro fim da fila não fica aqui mesmo, talvez se for um “crente” poderá até dizer “isso que é provisão divina”. Mero engano acabou de corromper o sistema ao qual a maioria das pessoas está respeitando.

Pode parecer inocente, mas não importa a fila se você furou é corrupção. Pode ser na fila do ônibus, do supermercado. Parece até radical da minha parte, mas, quando alguém entra na nossa frente o sentimento de indignação é imediato!

Outro exemplo de corrupção contumaz de toda população são os limites de velocidade. Será que pelo menos na igreja há alguém que respeite? Ou todos diminuem a velocidade somente quando já passamos pelos controladores? Há... Talvez alguém possa dizer “É uma indústria de multas!”, e eu vou usar a bíblia (Rm 13.1-2) diz: Respeitem as autoridades... Ou seja, não temos desculpas.

Outro crime de corrupção claro e muito comum diz respeito aos CDs e DVDs piratas. Neste caso não apenas compramos nos camelôs, como também reproduzimos em nossos lares “santos”, diga-se de passagem. Será que é este modelo de Cristãos que Jesus quer? Deveríamos realmente rever alguns conceitos que pensamos serem corretos. Acostumamo-nos a cometer vários tipos de corrupções diariamente e ainda queremos um país melhor, se cada um de nós procurarmos mudar os nossos costumes com certeza teríamos um país e até um mundo melhor (II Cor. 517).

Corruptos por natureza II

Fico imaginando se o Apóstolo Paulo vivesse nos dias de hoje... e de repente ele avançasse um sinal vermelho por que estava atrasado para mais uma viagem missionária, e então uma pessoa que presenciara o fato pergunte a ele “ei” você não é aquele homem que Jesus lhe apareceu em damasco? Já pensou a repercussão? Ou o apóstolo João, sendo pego em alta velocidade em sua Mercedes-Benz do ano diz ao agente “sabe com quem você esta falando? Eu sou João embaixador de Cristo”. Certamente não dá pra imaginar esses grandes homens de DEUS dando uma carteirada dessas!

Ultimamente, principalmente no trânsito, alguns pseudos cristãos tem tomado conta das pistas, ultrapassam pela direita, não respeitam faixas de pedestres, e ai quando passam... Lá esta em seus veículos escrito em letras garrafais: NÃO SOU DONO DO MUNDO, MAS SOU FILHO DO DONO... Será? (Jo 14.15 e 14.21).

Para não ficar generalizado é claro que existem os verdadeiros cristãos e a bíblia deixa bem claro isso (1Rs 19.18). A palavra do SENHOR nos alerta também que nem todos que diz SENHOR entrarão no reino dos céus (MT 7.21).

Que o SENHOR DEUS nos de discernimento para entendermos o que é o melhor para todos e sabermos que somos representantes do DEUS VIVO e não podemos fugir dessa responsabilidade. Por isso meu irmão resista às tentações (Tg 4.7). Fuja das paixões mundanas (II Tm 2.22).

Conclusão

Enfim a corrupção não está apenas no senado, na câmara e nos altos tribunais, a corrupção está no nosso dia a dia como um prato de manjar oferecido pelo “rei”, ela está na hipocrisia de alguns, ela tem sido a trave dos olhos de muitos e, com certeza tem sido o atraso de toda uma nação que pede honestidade porem não a vive em sua plenitude.

Autor: Geraldo A. Martins Silva

Ref. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - 4ª Edição.

Bíblia sagrada: NVI, NTLH,