EVANGELHO DO DOMINGO 14/04/2013

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 13/04/13

Horas: 09:33 hrs.

Ref. Evangelho João, 21, 1-19.

CENÁRIO: os discípulos reunidos à margem do Mar de Tiberíades: Pedro, João, Tomé, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e os outros dois discípulos de Jesus.

Pedro disse: “ EU VOU PESCAR”. E os demais também disseram, “nós também vamos”.

Adentram ao mar e, naquela noite não pescam nada!. Logo pela manhã, Jesus aparece a eles e lhes diz: “5Rapazes, vocês tem alguma coisa para comer?” Eles responderam: “Não”. 6Então Jesus falou: “Joguem a rede para o lado direito da barca, e vocês acharão peixe”. Eles jogaram a rede, conforme a sugestão do Mestre, e não conseguiram puxá-la para fora, de tanto peixe que pegaram. ( 1 )

Sintese: Jesus e os Discípulos. Mar Tiberíades; Pesca; Barca, Peixes, Eucaristia e “nomeação” de Pedro como Pastor das Ovelhas de Cristo.

--------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO A.BIGCUORE: Dentro desse cenário a idéia primordial, sem dúvida alguma, é a EUCARISTIA. Peixe lembra alimento; alimento lembra saciar a fome de alguém. Também outra idéia importante, é a de que Deus é sempre um DEUS CONOSCO!. Ele caminha sempre com a humanidade! Nunca nos abandona! Somos, nós pobres pecadores, que nos afastamos de Deus pelo pecado e, em agindo assim, a infelicidade toma conta de nós.

DEUS É AMOR PURO E VERDADEIRO! Amor totalmente GRATUÍTO, ou seja, não exige nada em troca! Deus nos ama, porque nos ama!. Ele nos ama porque somos “a menina dos olhos Dele”. Mas, como fomos criados livres, muitas vezes, nos afastamos de seu amor. Em conseqüência, a depressão, a tristeza, o ódio, o rancor, o ressentimento, vão tomando conta de nosso ser.

E qual o remédio? O remédio Jesus nos deixou que são os SACRAMENTOS, sobretudo os a reconciliação e eucaristia. Precisamos reaprender a amar!. Amar a Deus, com toda a força de nossa alma; com todo o nosso entendimento e ao próximo como a si mesmo. Eis o antídoto contra o pecado e a infelicidade.

No texto também deixa claro, quem será o COMANDANTE de sua Igreja: Pedro. Como este o negou três vezes, no texto Jesus também insiste três vezes na pergunta: Pedro, tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas!.

Em Mateus capitulo 16, versículos de 16:”Simão Pedro respondeu: “TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DE DEUS VIVO”. É como se Jesus (se fosse hoje 2013, fosse até um cartório de notas e passasse uma procuração para Pedro), para dirigir a sua Igreja.

Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo: precisamos resgatar os verdadeiros valores de nossa fé crista, praticando exatamente aquilo que Jesus pregou ao povo de seu tempo e a seus discípulos: VIVER O AMOR COMO ELE VIVEU!

--------------------------------------------------------------------

Um santo e feliz domingo a todos! Permaneçam todos sob o manto protetor do Mestre Jesus e de sua Mãe Santíssima, a Virgem Maria de Nazaré! Amém!.

--------------------------------------------------------------------

Fonte: (1-2) Biblia Paulinas, edição pastoral, pgs. 1.386 e 1.261, evangelhos segundo João e Mateus.

(*)autor é Escritor cristão, cantor e compositor em São Paulo,Brazil. Acess his BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (Self-Knoledge, Spirituality and Well Living – Autoconhecimento, Espiritualidade e Vida Saudável).Confira! check it! And his poetic link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - GOD BLESS YOU!

--------------------------------------------------------------------