ESTUDO ATOS 10: PESSOAS QUE SERVEM AO SENHOR// O SOCORRO VEM DO SENHOR// CAMINHOS CONFIRMADOS PELO SENHOR
"Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus." (AT 10:2)
Aqui temos algumas informações muito importantes. A primeira: Cornélio e toda sua família serviam ao Senhor e é essa a vontade de Deus para a nossa fammília também. Não deixemos que o diabo nos diga o contrário.
Além disso, Cornélio ajudava a quem necessitava. Temos estendido a mão àquele que necessita ou viramos as costas? Infelizmente, há pessoas que vivem de religiosidade e aparência, como disse o Senhor Deus a respeito das pessoas que faziam jejum da forma como é narrado em Isaías 58.
Por fim, Cornélio orava continuamente a Deus. É essencial termos uma vida de oração para que sejamos fortalecidos pelo Senhor e desfrutemos de Sua presença.
*****************************************************
"Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: "Cornélio!" (AT 10:3)
Cornélio viu claramente. Irmãos, a dúvida é do diabo e a Palavra do Senhor é sim, sim, não, não. Quando a dúvida estiver em nosso coração com relação a qualquer coisa, entremos em oração para que o Senhor nos oriente e nos dê certeza absoluta do que fazer. O diabo tenta nos confundir de todas as formas, dando-nos direções que parecem ser do Senhor, mas Deus não é Deus de confusão (I CO 14:33).
*****************************************************
"Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: "Que é, Senhor? " O anjo respondeu: "Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus.
Agora, mande alguns homens a Jope para trazerem um certo Simão, também conhecido como Pedro,
que está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que fica perto do mar". (AT 10:4-6)
O Salmo 33 diz que o Senhor nos observa lá do céu. Ele sabia de todas as boas ações de Cornélio e isso não seria em vão, pois era feito de coração limpo, puro, e não buscando reconhecimento ou recompensa. Nossos motivos são importantes para Deus.
Assim como conhecia Cornélio, sabia dizer como Pedro era chamado e onde estava. Irmãos, não nos desesperemos: Deus sabe de absolutamente tudo que nos acontece. Ele sonda nossas mentes e corações (SL 7:9) e está no controle de tudo. Fiquemos em paz e confiemos Nele.
*****************************************************
"Depois que o anjo que lhe falou se foi, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dentre os seus auxiliares,
e, contando-lhes tudo o que tinha acontecido, enviou-os a Jope" (AT 10:7-8)
Busquemos sempre ter pessoas piedosas e tementes a Deus em nosso meio. Cornélio não dispensou a presença de um soldado piedoso. Não desperdicemos a bênção de contarmos com um irmão de oração ou um irmão em Cristo no nosso trabalho, estudo, etc.
*****************************************************
""No dia seguinte, por volta do meio dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar." (AT10:9)
Em Jonas nós percebemos que aquele que é rebelde e desobedece a Deus vai descendo cada vez mais, até acabar na barriga de um peixe, no fundo do mar. Já com aqueles que andam na presença do Senhor e O temem acontece exatamente o contrário: subimos cada vez mais na presença do Pai. Lembremo-nos que a própria Palavra diz para levantarmos nossos olhos para o monte, de onde vem o socorro (SL 121).
*****************************************************
"Então uma voz lhe disse: "Levante-se, Pedro; mate e coma".
Mas Pedro respondeu: "De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! "
A voz lhe falou segunda vez: "Não chame impuro ao que Deus purificou".
Isso aconteceu três vezes, e em seguida o lençol foi recolhido ao céu." (AT 10:13-16)
Aqui Pedro estava tendo uma visão, na casa do curtidor, enquanto esperava a refeição ficar pronta. Um lençol desceu do céu com todo tipo de animais nele e a voz disse o que vemos no versículo 13.
Pedro, apesar de andar na presença de Deus, não entendeu o que era dito a ele. Porém, mais alguns versículos à frente, o Espírito Santo lhe dará o entendimento, como muitas vezes acontece conosco. Assim como Pedro, tomemos cuidado para que Deus não tenha uma bênção para nós que rejeitemos por falta de entendimento.
*****************************************************
"Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: "Simão, três homens estão procurando por você.
Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei".
Pedro desceu e disse aos homens: "Eu sou quem vocês estão procurando. Por que motivo vieram?" (AT 10:19-21)
O Espírito disse a Pedro: não hesite, pois eu os enviei. Irmãos, quantas vezes hesitamos em cumprir o que Deus nos diz por acharmos que é muito difícil, que não temos capacidade, que não é para nós, que vai dar muito trabalho, etc. Se tivermos certeza da direção do Senhor, que é baseada em Sua vontade para nossas vidas, não hesitemos.
Pedro estava refletindo no significado da visão. Não adianta ficarmos sentados esperando que tudo caia do céu. O Espírito nos revela, mas devemos nos colocar à disposição Dele para refletirmos e meditarmos, estudando o que nos foi revelado. Não podemos LER a Bíblia, mas estudá-la e meditar no que Deus nos revela através dela.
*****************************************************
"Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o.
Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: "Levante-se, eu sou homem como você". (AT 10:25-26)
Aqui vemos a humildade e sabedoria de Pedro: sou homem como você. Nada seria possível a Pedro se não fosse o Senhor. Temos essa consciência ou, por qualquer coisa, achamo-nos "os bons"? Tomemos cuidado com a vaidade, matando-a a cada dia dentro de nós.
*****************************************************
"Conversando com ele, Pedro entrou e encontrou ali reunidas muitas pessoas
e lhes disse: "Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum." (AT 10:27-28)
Aquele que confia no Senhor não é confundido (RM 10:11), ou seja, mesmo não entendendo naquele momeno o significado da visão, Deus o revelou.
*****************************************************
"Por isso, quando fui procurado, vim sem qualquer objeção. Posso perguntar por que vocês me mandaram buscar?" (AT 10:29)
Pedro foi até Cornélio sem objeção, por mais estranho que pudesse parecer, sendo um encontro entre judeus e gentios. Mesmo que Deus nos mande fazer algo que, para o mundo, não tenha sentido, confiemos como Pedro, sem hesitar e sem objeção.
*****************************************************
"Cornélio respondeu: "Há quatro dias eu estava em minha casa orando a esta hora, às três horas da tarde. De repente, colocou-se diante de mim um homem com roupas resplandecentes
e disse: ‘Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas.
Mande buscar em Jope a Simão, chamado Pedro. Ele está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que mora perto do mar’.
Assim, mandei buscar-te imediatamente, e foi bom que tenhas vindo. Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou dizer-nos". (AT 10:30-33)
Aqui vemos que os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor (SL 37:23). Tanto Cornélio quanto Pedro eram homens bons e tiveram seus caminhos confirmados pelo Altíssimo, entendendo qual era o propósito para o que estava acontecendo.
Além disso, Cornélio obedeceu a Deus sem demora, imediatamente. Para que ficar enrolando para viver a vontade de Deus em nossa vida?
A partir da obediência e da fé desses homens, o Evangelho foi pregado e o recado que Deus tinha para dar foi entregue. Não atrapalhemos a obra do Senhor, mas sejamos instrumentos em Suas mãos.
*****************************************************
"Então Pedro começou a falar: "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,
mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo." (AT 10:34-35)
Não importa o que éramos antes de aceitar Jesus: Ele não é parcial e não privilegia uns a outros. Não julguemos ninguém pelo seu passado antes da conversão. Não chamemos impuro ao que Deus purificou.
*****************************************************
"Sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João pregou,
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele." (AT 10:37-38)
Jesus tinha o Espírito e poder e disse que aqueles que cressem Nele fariam obras maiores que as Dele (JO 14:12). Irmãos, nós temos poder! Não deixemos que nós e nem ninguém fique oprimido pelo diabo, mas oremos por elas e por nós mesmos pela cura, libertação e toda sorte de bênçãos. É isso que Deus espera de Seus filhos.
*****************************************************
""Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro." (AT 10:39)
Nós, que cremos, somos testemunhas do Senhor Jesus. Temos dado esse testemunho com seriedade e fé, levando as Boas Novas a todos, ou temos escondido a obra do Senhor e sonegando a bênção e a salvação de muitos?
****************************************************
"Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.
Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome". (AT 10:42-43)
Não é nenhum favor ou caridade levar a Palavra de Deus adiante, mas um dever, uma vez que Deus nos mandou pregar e testemunhar a obra do Senhor. Mostremos que aquele que crê em Jesus é curado, liberto, perdoado e não perece, mas tem a vida eterna (JO 3:16). Além disso, essa salvação acontece mediante o Nome de Jesus. Não adianta inventar fórmulas mágicas ou querer ganhar Jesus por votos ou ofertas, mas somos salvos unicamente pela fé no Seu Nome Santo. É no Nome Dele que expulsamos demônios, que impomos as mãos sobre os doentes e eles se curam e que realizamos todas as obras usados por Deus (MC 16:17-18).
*****************************************************
"os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,
pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:" (AT 10:45-46)
Mais uma vez vemos aqui que para Deus não há acepção de pessoas (RM 2:11): até os gentios receberam o Espírito Santo e todos os que crêem estão aptos para recebê-lO, não importando quem ou o que você era antes da sua verdadeira conversão.
*****************************************************
""Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós!" (AT 10:47)
Se não somos batizados e não entregamos a vida totalmente ao Senhor o que nos impede? Irmãos, paremos com os receios e as dúvidas, tiremos da nossa frente o que nos atrapalha, o que nos afasta do Senhor, e nos joguemos nos braços de amor do Pai.
*****************************************************
"Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias." (AT 10:48)
Pedro havia ido levar a Palavra do Senhor a eles e eles quiseram que Pedro ficasse por mais uns dias. Provavelmente, ouviram mais da Palavra do Senhor nesses dias. E nós? Temos o mesmo interesse, a mesma sede de saber e de conhecer a Palavra do Senhor? Irmãos, muitas vezes nós temos interesse em muitas coisas tolas, fúteis, inúteis e até pecaminosas, mas não nas coisas do alto. Busquemos ter sempre a chama da fé acesa em nosso coração. Se estamos esfriando na vontade de estar na presença do Senhor, de ir à Igreja, de orar ou de ler a Palavra, oremos ao Senhor, busquemos a Ele e peçamos que Ele renove nosso coração e nossa fé para que voltemos às práticas das primeiras obras e ao primeiro amor (AP 2:4-5).
Paz a todos.