Castração Espiritual

CASTRAÇÃO ESPIRITUAL

Jorge Linhaça

Ao longo de minha vida, presenciei, mais vezes do que gostaria, pessoas agindo como verdadeiros castradores do progresso espiritual das pessoas ao seu redor.

Presenciei pessoas de grande potencial serem alijadas do convívio dos santos, não por seus pecados ou transgressões, mas pura e simplesmente por se sentirem desmotivadas e inúteis, esquecidas em algum banco da capela sem jamais serem convidados a desenvolver seus talentos e a capacidade de auxiliar em alguma organização.

Infelizmente tais pessoas, por conta de sua timidez ou mesmo de sua personalidade mais irrequieta, optaram por seguir outros caminhos já que não se sentiram integradas à sua comunidade.

Algumas vezes, o que já é trágico, isso ocorre apenas por certo descuido dos responsáveis em fazê-los sentirem-se parte de um todo.

Infelizmente já vislumbrei casos em que, determinadas pessoas, se apegam tanto a um certo cargo ou posição, que encaram como ameaças à sua perpetuação qualquer pessoa que demonstre o desejo e o esforço para elevar-se espiritualmente.

Felizmente parece-me estar rareando esse tipo de líder, embora em pequenas unidades eles resistam “bravamente” à chegada de novos membros ( sejam recém conversos ou oriundos de outras unidades) cuja capacidade possa ser detectada em pouco tempo. Segue-se então uma série de empecilhos e ações que visem deixar no ostracismo tais “ameaças”.

Conheço unidades onde isso se repete há décadas e o número de líderes que se perderam chegam a superar os dois dígitos. Devido à distancia dessas unidades com as sedes regionais, isso passa despercebido pelos líderes que poderiam tomar providências nesse sentido e mascaram-se sempre sob a chamada “taxa de evasão ou inatividade”.

Acredito mesmo que alguns dos castradores não se deem conta do mal que causam às suas unidades, aos membros e a si próprios, no entanto também creio que isso se deva ao desejo de “ sentarem-se em seus altos tronos e em virtude da misericórdia de Deus nada fazerem”.

A lisonja por parte daqueles que preferem adorar aos homens que a Deus, também pode ser um agravante para essa cegueira espiritual. Infelizmente alguns familiares também colaboram para que isso aconteça.

Hoje, mais do que nunca, estamos sendo admoestados a buscar as ovelhas desgarradas, oro para que isso seja possível e que os poucos castradores espirituais possam recobrar o bom senso e participar deste momento tão especial que podemos presenciar.

Afinal, a mensagem de Cristo a todos é “ Já não sois estrangeiros e nem forasteiros, mas concidadãos dos santos”. Que esse significado possa ser cada vez mais compreendido e praticado por todos nós.

Salvador, 10 de abril de 2013