O QUE É A IRA?
 
Um sentimento danoso, amargo e contrário aos frutos do Espírito Santo.
É uma reação em contraposição à mansidão, e a tudo quanto possa vir de encontro aos sentimentos construtores e edificadores da paz. Surge em um momento, em que ultrapassamos o  limite da tolerância e adentramos a irracionalidade; algumas vezes funciona como que a válvula de uma panela de pressão, que ao liberar o seu excesso do calor livra-se, da explosão danosa.  

Por vezes, somos assim,  diante das pressões e decepções do dia a dia. A ira não surge do nada, nem de um fato isolado surgido  momentaneamente. O seu surgimento foi o ápice catastrófico, resultante da negatividade dos sentires acumulados.
 
Sendo a ira humana, e não animal –  a raiva do animal é irracional, enquanto que o homem é dotado de inteligência,  e de sentires que tendem a conduzi-lo ao bom senso, pois o homem é um ser pensante; deve-se sempre buscar exercer a moderação e o domínio próprio – dom do Espírito.

 
Por vezes, dá-se vazão a ira, porém  que o domínio próprio nos conduza à moderação, e que atue em forma de desabafo, jamais de loucura; deve-se evitá-la, porém, diante das nossas falhas, que  tenha a duração, apenas, da exposição de verdades e sentires, até então ocultos, sem que haja agressões físicas, tampouco  moralmente. 

(...) “Irai-vos mais não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo”. (Ef.4:26-27)
Irar-se é se fazer ouvir, sem que venha a constranger os presentes, e após o mau momento, a si próprio.  

(...) A boca fala do que está cheio o coração ( Mt 12:34 )
É importante que saibamos como nos comportar nesse momento de ira; que saibamos direcioná-la; que possamos, exaurir a nossa cratera, cuidando do rumo das lavas; esquivar-nos das atitudes que  acarretem em perdas irreparáveis.

Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos. Ec 7:9


 
  Analogia Sobre a Ira, Recife,29/03/13

Licença Creative Commons
O trabalho Analogia Sobre A Ira de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 29/03/2013
Reeditado em 17/07/2014
Código do texto: T4213802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.