VALE TUDO POR DINHEIRO (?!) ...


Não sei... O que você acha??? Eu diria: DEPENDE... Se estivermos falando sobre o modelo social em vigência, pode ser... Se falarmos sobre pessoas de forma isolada, é uma coisa relativa, considerando–se que algumas pessoas vão logo perguntando: O que eu ganho??? Havendo pessoas que nem perdem tempo discutindo valores financeiros, sendo enfáticas em dizer que para fazer algo que precise ser feito, jamais dependerão de dinheiro (tocos, bolas, ou que palavra se use)...

No texto anterior: IMPORTA GANHAR DINHEIRO(?!) – 2... Falei sobre três males atuais (responsáveis pelas suas nefastas consequências):


PRIMEIRO: Folheando a revista de marketing e publicidade de uma grande cadeia de lojas, li uma frase comum nessa época: A MAIOR PÁSCOA DO MUNDO e, o anúncio publicitário ficava com a fotografia estampada de centenas e centenas de ovos de chocolate...

SEGUNDO: Em meu achômetro, seria uma das muitas propagandas enganosas em nosso pobre, podre e triste país onde é comum o comércio capitalista fazer TUDO POR DINHEIRO...

TERCEIRO: A sociedade pós–moderna (onde estamos) que costumo chamar pós–superficial está organizada de forma que o lado emocional do ser humano esteja sempre em primeiro lugar, escamoteando (fazendo desaparecer) o lado racional... É assim, que se trabalhou muito pra minimizar conceitos, princípios e valores da família, por coisas superficiais como o trono que seria sempre ocupado pelo ser humano cheio de glória e de poder...


EM MEU ACHÔMETRO NÃO SE DEVE TER UM MODELO SOCIAL ONDE VALHA TUDO POR DINHEIRO... MAS, INFELIZMENTE É ALGO ASSIM QUE TEM SIDO PRESERVADO AO LONGO DO TEMPO...


Por um lado, excesso de arrogância: Pessoas se achando autossuficientes (ostentando poder e inteligência aliada a esperteza), se achando PAI (ou mãe) da matéria especialistas mesmo sobre assuntos de que não entendem...... Por outro lado, problemas de todo tipo, fazendo seus estragos: temos o desafio das doenças e enfermidades, quando coisas como dengue tira o sossego do ser humano e aids que tira a vida... Temos o desafio das drogas; temos o desafio da falta de emprego; o desafio da falta de habitação; o desafio da falta de saneamento básico e, por incrível que pareça, ainda não sabemos lidar corretamente com o lixo que produzimos... Isso sem falar nos arrumadinhos, na politicagem, nas falcatruas, nas pizzas, na falta de ética, na politicagem e politicalha, na safadeza, na lavagem de dinheiro, etc... (a lista é grande)...


Num mundo assim, dizem que tem pouca gente com muito e muita gente sem nada – Aliás, aqui no Nordeste do Brasil, temos inclusive muita gente com pouca ou nenhuma reserva de água (o precioso líquido)...


Aparentemente, a verdadeira páscoa não teria nada a ver com a vida minha, ou com a vida de outras pessoas (entre as quais está você)... ANTES, a PÁSCOA é apenas uma oportunidade a mais de se explorar o bolso alheio com produtos típicos da época (conforme dizem)... É a história da páscoa do jeitinho brasileiro: Regada a bacalhau, vinho e chocolates (pra quem pode pagar)... De quebra, conseguiram inventar o baile de aleluia, quando a pessoa é estimulada a fazer o que evitou fazer na quinta e na sexta–feira da paixão...

Tendo (inclusive) a quarta feira de cinzas, após o carnaval, para que a religião oficiosa passe cinzas no cidadão ou na cidadã, oficializando que DEUS estaria perdoando os excessos de quem soltou a franga, durante a folia (como se a morte de CRISTO, numa cruz fosse inútil, ao ponto da religião que se diz legítima representante de DEUS tivesse algum poder de manipular DEUS)...


E como diziam (quando fu jovem): CHUPE MEU DEDO QUE SE SAIR COCA–COLA, acreditarei em conversa pra boi dormir, e direi mais: Sem substituição do que há em nós (pela fé) no que aconteceu na Cruz do Calvário há dois mil anos, o resultado será beira de abismo de trevas (onde haverá choro e ranger de dentes, conforme disse JESUS em Mateus 24:51)...


Conforme a BÍBLIA, a páscoa foi instituída por DEUS (Êxodo 12) como forma da família (em Israel) comer um cordeiro assado, lembrando a passagem da escravidão (no Egito) à liberdade na Terra da Promessa, simbolizando o que DEUS faria no futuro, quando JESUS CRISTO como O Cordeiro da Páscoa, pagaria o preço pelos nossos pecados (morrendo na cruz), nos concedendo livre acesso a DEUS e, a esperança de morar na Nova Jerusalém que virá da parte de DEUS (Apocalipses 21).


Por essas e outras, a páscoa não deve ser o momento onde IMPORTA GANHAR DINHEIRO vendendo ovos de chocolate ou falando sobre coelhos de páscoa... quando quem ganha poderá esbanjar e quem não tem dinheiro fica achando que por ser pobre irá pra o céu quando morrer... Só se for pra o céu da boca de um leão (como dizem)...

E, se qualquer pessoa pesquisar, poderá entender que Israel (onde aconteceu a primeira páscoa) não é terra de cacau ou chocolates, nem a BÍBLIA fala sobre coelhos ou bacalhau... MAS, A BÍBLIA FALA (de forma compreensível) SOBRE A MORTE NUMA CRUZ DE JESUS CRISTO, NOSSO CORDEIRO DA PÁSCOA QUE, DE FORMA VOLUNTÁRIA PAGOU UM ALTO PREÇO PARA QUE O SER HUMANO QUE NISSO CRER, TIVESSE LIVRE ACESSO A DEUS...


Em meu achômetro a páscoa deve ser um momento especial, quando se deve olhar para DEUS, sabendo que se não fosse o Cordeiro da Páscoa = JESUS CRISTO e este crucificado (como disse o Apóstolo Paulo – 1 Coríntios 1:23 – Se possível leia o texto completo em 1 Coríntios 1:18–25) pereceríamos separados (eternamente) de DEUS...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 19/03/2013
Código do texto: T4196991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.