PAPA CHICÃO, O CRISTÃO.

PAPA CHICÃO, O CRISTÃO.

Jorge Linhaça

Desculpem a intimidade com o papa Francisco, mas, o jesuíta mais franciscano de que tenho conhecimento, dá-me a sensação de uma proximidade de valores com o pontífice.

Sinceramente, o ex-Jorge, não parece nem mesmo uma alta patente religiosa, geralmente dadas a luxos mais do que ao pastoreio do rebanho.

“Chicão” tem me surpreendido a cada dia... Paga suas próprias contas, dispensa aparatos de segurança, recusa luxos desnecessários, não parece gostar de paparicos e não faz acepção de classes, vai mesmo pro meio do povão ( para desespero de seus seguranças ) e quem quiser que o acompanhe.

Ouvi uma observação de uma repórter ou jornalista, conjecturando que este papa pode reaproximar os católicos da sua igreja, na verdade eu creio que seus exemplos podem reaproximar as pessoas de Cristo, o que é o mais importante.

Vejo, em outras denominações, líderes trilharem o mesmo caminho de aproximação com o “povão”. Infelizmente, continuam existindo outros que cultuam a si mesmos mais do que a Deus. São os “donos” de suas religiões.

Torço para que o ” Chicão” continue a seguir o caminho que tem apontado aos seus fiéis e torço para que seus féis compreendam o que ele tem procurado ensinar até aqui e possam seguir seu exemplo.

Dessa maneira ganhamos todos, católicos e não católicos como eu.

Salvador, 19 de março de 2013.