OS LAVRADORES MAUS (Marcos 12:1-12)

Depois começou Jesus a falar-lhes por parábolas. Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou ali um lagar, edificou uma torre e arrendou-a a uns lavradores, e partiu para outro país. No tempo da colheita enviou um servo aos lavradores, para receber deles do fruto da vinha; mas eles, agarrando-o, o açoitaram e mandaram embora sem coisa alguma. Tornou a enviar-lhes outro servo; e a este o feriram na cabeça, e o carregaram de afrontas. Enviou ainda outro, e a este mataram; e enviou muitos outros, a alguns dos quais açoitaram e a outros mataram. Restava-lhe ainda um, o seu filho amado; a este enviou por último, dizendo: Terão respeito a meu filho. Mas aqueles lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e a herança será nossa.Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará o senhor da vinha? Virá e exterminará os lavradores e entregará a sua vinha a outros. Nunca lestes sequer esta passagem da Escritura: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como a pedra angular; Isto foi feito pelo Senhor, E é maravilhoso aos nossos olhos? Procuravam prendê-lo (mas temeram o povo), porque perceberam que contra eles proferia esta parábola. Deixando-o, retiraram-se. (Marcos 12:1-12)

Hermeneuticamente falando, sabemos que o Senhor – através dessa parábola – falava para os judeus a respeito de Israel – a vinha; os maus lavradores: os governantes judaicos; o dono da vinha: Deus; e o filho amado do dono da vinha: Jesus.

Porém, meditemos nesta parábola sobre um angular contemporâneo: o zelo que devemos ter diante das responsabilidades que o Senhor Deus coloca em nossas mãos, quer seja na área eclesiástica, ou, secular.

A responsabilidade que nos foi outorgada é nossa... Muitas vezes vemos donos (as) de vinhas se afastarem, fugirem de suas responsabilidades, e repassá-las para outras pessoas.Quando depositamos confiança total, em alguém e colocamos os nossos negócios em suas mãos, sem que busquemos atentar para o seu andamento,dificilmente prosperará.

Se com a presença contínua do proprietário se torna difícil,o andamento de um negócio, impossível é então o seu sucesso, quando entregue totalmente, em mãos alheias.

O que Deus colocou em nossas mãos deve ser honrado por cada um de nós. Não importa o número de serviçais, encarregados, gerentes, e/ou, de pastores, a frente da vinha... A prestação de contas com o Dono Soberano, da vinha será entre cada líder e Deus.

Um ponto de suma relevância nessa parábola - que devemos atentar - é o fato de que o dono da vinha requererá - no tempo certo - de cada administrador o bom andamento de sua obra.

A DETERMINAÇÃO DIVINA É SOBERANA: OU É COMO DEUS QUER, OU, NADA PROSPERARÁ!


"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". Ap 3:11

Que o Senhor da vinha, continue a nos abençoar, hoje e sempre!



Licença Creative Commons
O trabalho GUARDA O QUE TENS PARA QUE NINGUÉM TOME A TUA COROA de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 18/03/2013
Reeditado em 05/03/2017
Código do texto: T4195258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.