CONCLUSÃO DA MENSAGEM DE DEUS ...


TEMA: REANIMAR–SE EM DEUS...
TEXTO: 1 SAMUEL 30:3–6
DATA: 17/03/2013
LOCAL: Igreja Evangélica Congregacional – Arcoverde / PE


TEXTO (Está escrito):

Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei–la queimada, e suas
mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.

Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.

Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá–lo, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; Porém Davi se reanimou no SENHOR seu DEUS.

(1 SAMUEL 30:3–6).


ILUSTRAÇÃO: Está escrito:

Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze–me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi.

Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá–lo–ei? Respondeu–lhe o SENHOR: Persegue–o, porque de fato, o alcançarás e tudo libertarás.

Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Beor, onde os retardatários ficaram.

Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem de cansados que estavam, passar o ribeiro de Beor.

Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram – lhe pão, e comeu, e deram–lhe a beber água.
(1 SAMUEL 30:7–11).


ELUCIDAÇÃO:

O Primeiro Livro de Samuel registra a passagem do período dos juízes (em Israel) para o período dos reis. Essa mudança na vida nacional de Israel gira principalmente em torno de três nomes: Samuel (foi o último dos juízes), Saul (foi o primeiro rei) e Davi (foi o segundo rei).

Da leitura deste livro , bem como dos outros livros históricos do Antigo Testamento, aprendemos que a fé em DEUS traz bênçãos, enquanto a desobediência leva a desgraça. Essa verdade foi dita pelo próprio DEUS ao sacerdote Eli: aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos (1 Samuel 2:30).

No princípio o povo de Israel não entendeu bem o que significava ter um rei, DEUS era considerado o verdadeiro rei de Israel, mas, em resposta ao pedido do povo, ELE escolheu um rei para eles. Tanto o rei, como o povo vivia debaixo da autoridade e do julgamento de DEUS (2:7–10). Os direitos de todo o povo, ricos e pobres, eram garantidos pelas leis de DEUS.

Para fins de estudo, o Primeiro Livro de Samuel pode ser dividido em cinco partes:

PRIMEIRA: Samuel Profeta e Juiz em Israel;

SEGUNDA: Israel pede um rei e DEUS atende;

TERCEIRA: O reinado de Saul;

QUARTA: Davi e Saul;

QUINTA: A morte de Saul e de seus filhos.

Da quarta parte do livro; Escolhemos o texto (lido), para refletir sobre o tema: REANIMAR–SE EM DEUS...


Com relação ao tema: REANIMANDO–SE EM DEUS...,

PRIMEIRO: REALIDADE ASSUSTADORA
SEGUNDO: A REALIDADE IMPLICA CONSEQUÊNCIAS
TERCEIRO: A REALIDADE EXIGE REAÇÃO DE NOSSA PARTE...

Está escrito:

ASSIM, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas...

Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena, nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.

Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.

(1 Samuel 30:18–20).

A diferença entre o que a Bíblia relata e os nossos dias é o fato de acharmos que DEUS seria apenas um amuleto entre tantos... Quando devemos dizer que acreditamos em DEUS, vivendo cada momento como DEUS sendo real pra nós...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 17/03/2013
Código do texto: T4193639
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.